O Rio Grande do Norte contará com 14,2 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Do total, 10.161 vagas serão ofertadas em universidades federais, 1.543 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e 2.549 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 274 mil vagas.
Nesta edição, participam 136 instituições públicas de ensino superior, com oferta de 7,3 mil cursos em 587 municípios brasileiros. As vagas abrangem universidades federais, institutos federais e universidades estaduais que aderiram ao processo seletivo.
No IFRN, os cursos com maior número de vagas são engenharia de energias e engenharia civil. Entre as universidades federais no estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece 7.336 vagas, com maior oferta nos cursos de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, nos turnos integral e noturno, tecnologia da informação e medicina.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) disponibiliza 2.825 vagas no Sisu, com destaque para os cursos de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, nos turnos integral e noturno, e interdisciplinar em tecnologia da informação. Já a UERN ofertará 2.549 vagas, concentradas principalmente em educação física, pedagogia e medicina.
s inscrições para o Sisu 2026 estarão abertas de 19 a 23 de janeiro e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso. Assim como em 2025, haverá apenas uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas ao longo de todo o ano letivo.
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026. Os candidatos selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.
O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e é regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O sistema reúne vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior que aderem ao processo seletivo vigente.
Fonte: Agora RN


