quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Educação de Luto


O Adeus ao Professor Edmilson


Faleceu na tarde da última terça-feira 18/01 o Professor José Edmilson da Cunha, seu falecimento ocorreu no Hospital Giselda Trigueiro em Natal e o seu sepultamento foi realizado na manhã de ontem no Cemitério Público de Lajes. Antes do Sepultamento o corpo foi velado na Escola Estadual Pedro II, onde Edmilson foi Professor, Diretor e Vice-diretor e ultimamente era coordenador daquele educandário. O Professor Edmilson Cunha também era Presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenador Técnico da SEMEC. Edmilson morreu aos 54 anos deixando viúva a professora Francinete Torres e um casal de filhos, Hermman Kécio e Haynne Kelly.

Uma multidão de pessoas contando com alunos, professores, familiares e amigos acompanharam o cortejo fúnebre até o cemitério de Lajes. Antes houve a missa de corpo presente na Igreja matriz da cidade.



















Depoimentos

O Raio de Sol

Um raio de sol hoje deixa a nossa cidade, pois Lajes está chorando pela viagem de um filho tão ilustre O Professor Edmilson, este homem pacifico, calmo e eloquente, que tanto contribuiu para a educação de lajes, como um raio de sol contribui para a vida.

Edmilson falava suave, como o sol da manhã, mas suas palavras aqueciam e iluminavam nossas mentes.

Sua inteligência e brilhantismo nos deslumbravam.

Seu exemplo de vida nos incentivava, e damos graças a Deus pelas inúmeras oportunidades que tivemos de lhe dizer isso.

Sempre calmo resolvias qualquer problema com as armas de um intelectual: os argumentos, que fluíam em abundancia de sua voz compassada.

Edmilson era respeitador e carinhoso, além de ser um homem dedicado ao que fazia. Como os raios de sol que se renovam a cada manhã, ele gostava de se renovar na educação, e não havia oportunidade de aperfeiçoamento, como cursos, palestras, seminários que ele não estivesse presente.

Até na dor ele foi companheiro, pois nunca ocupou a nenhum de nós, seus colegas, com queixas, ou deixou de cumprir sua missão de educador por causa da enfermidade que lentamente o vencia.

Ás vezes muito pálido, sentava-se conosco nas reuniões e conosco partilhava o seu saber. Em outras crises de dor insuportável, retirava-se com graça e dignidade, mas deixava por escrito a sua pauta.

Mas a agonia, esse sofrimento de Edmilson hoje chegou ao fim.

As sagradas letras nos dizem que é preciosa para Deus a morte dos justos e por isso hoje o nosso amigo está partindo. Vai residir nas moradas eternas, onde não há pranto, nem tristeza, nem luto e nem dor.

Ele será recebido com honras e sorrisos celestes e não mais sofrerá, pois terá o repouso e a paz como companheiros.

Hoje uma janela do céu se abre para recolher com afeto este raio de sol, que iluminou e deu a vida a educação lajense

Professora Vitória Maria Avelino da Silva

“Edmilson foi uma referência na educação de Lajense, quanto ao amigo, sempre tive o apoio e a compreensão do professor Edmilson, como colega de trabalho ele foi alguém sempre disposto a ver as coisas acontecerem”.

Professor e Vereador Canindé Rocha


“Edmilson foi pra mim um grande irmão e companheiro, conhecedor profundo do ensino pedagógico, a nossa educação perdeu um grande Mestre”.

Professor Hélio Pinto dos Santos


“Edmilson sempre foi uma pessoa tranquila, centrada e acima de tudo um grande amigo, foi um grande professor de Português da nossa Escola. Ele foi na verdade um grande Mestre”.

Rilva Cunha- Diretora da Escola Estadual Pedro II