domingo, 20 de março de 2011

Lajes II


CAOS NA SAÚDE DE LAJES

A população de Lajes não está tendo assistência de saúde conforme reza a constituição Federal nos seus Capítulos I e II. Capítulos I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, etc. Capitulo II - Dos Direitos Sociais. Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

É muita falta de respeito para com as pessoas doentes em Lajes. Os pacientes que tem por necessidade de vir para Natal para fazerem consultas e tratamentos de saúde com médicos especialistas ou exames de qualquer natureza ou de alta complexidade tem que se deslocar de madrugada até o ponto onde fica o ônibus da secretaria de saúde no centro da cidade ou em frete a secretaria. O mais grave é que essas pessoas doentes são deixadas em diversos hospitais para serem atendidas, até aí tudo bem. O pior é que se tiver algum paciente para ser atendido a pós ás 15:00 hs ou ás 16:00 hs, todo esse povo fica sem se alimentar sem tomar um banho sem ter um canto adequado para repousar. Exemplo se um paciente for atendido ás 07:30 hs da manhã, ele fica esperando que o ônibus venha pegar depois que o outro paciente que só foi atendido ás 16:00 hs. Isso se ele tiver dinheiro se alimenta, se não, passa o dia só com água. Onde a Prefeitura Municipal de Lajes, poderia muito bem ter uma casa de apoio para essas pessoas doentes e necessitadas.

OBS: Quero aqui parabenizar o Prefeito de Pedro Avelino, Elson Trindade. Assim que assumiu o comando do município, teve o cuidado de providenciar uma casa de apoio com direito a alimentação e pernoite caso o paciente necessite, para que as pessoas doentes não passem o dia em um banco de hospital, tem um carro exclusivo para ir pegar os pacientes em suas residências em Pedro Avelino, para da melhor comodidade aos mesmos. E ainda melhor quando chega em Natal na casa de apoio, tem um carro com ar condicionado para levar os pacientes para suas consultas ou exames na hora marcada. Tem mais, depois da consulta o paciente liga para o motorista e o mesmo vai pegar de volta para a casa de apoio. No final do dia de volta para Pedro Avelino, o mesmo veículo faz o mesmo trajeto deixa todas as pessoas em suas residências. Parabéns prefeito Elson. Veja que a receita do município de Pedro Avelino é menor do que a de Lajes.

Francisco Sena