sexta-feira, 9 de março de 2012

FAERN participa do fórum Mundial das Águas na França.

Preocupada com a conservação da água, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lança, no dia 13, durante o 6º Fórum Mundial da Água, que acontece de 12 a 17 de março, em Marselha (França), o projeto Área de Preservação Permanente (APP) do Mundo.
No encontro, a presidente da CNA estará acompanhada do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que viaja neste sábado para o evento. “Será uma boa oportunidade de mostrarmos os trabalhos desenvolvidos pela CNA e as suas parceiras, como é o caso da Faern, na colaboração para um mundo mais justo e com responsabilidade ambiental”, resumiu Vieira. A iniciativa dos produtores rurais no fórum tem por objetivo propor um debate em nível mundial sobre a proteção das nascentes, de margens de rios e das áreas de recarga dos aquíferos que, no Brasil, se chamam Áreas de Preservação Permanente (APPs). São áreas frágeis, de preservação obrigatória, das quais depende o bom funcionamento do ciclo hidrológico. “Com o debate na França, iremos mostrar para o mundo que o produtor rural brasileiro sabe respeitar os rios e áreas de proteção. Sem bravatas ou bandeiras ultrapassadas, sabemos de nosso papel no mundo. Temos ciência que é perfeitamente possível a convivência entre a produção agrícola e o respeito pela natureza. E será este recado que iremos passar”, informou o presidente da Federação da Agricultura.

Esforço

Segundo a presidente da CNA a discussão do tema pretende mostrar que o país dá exemplo de conservação ambiental ao mundo, além de estimular e intensificar o diálogo sobre o tema na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. “A maior agricultura tropical do planeta não pode ficar de fora deste tipo de discussão. Por isso, vamos mostrar que o produtor rural brasileiro dá exemplo de preservação de água ao mundo, mas precisamos que os outros países façam o mesmo para proteger seus recursos naturais”, enfatiza a senadora Kátia Abreu.
O presidente da Federação da Agricultura do RN lembra que o Brasil utiliza apenas 27,7% do seu território para atividades agropecuárias, conseguindo manter assim 61% do seu território preservado. “Graças a esse esforço de preservação, os 12% da água doce do mundo, que estão em rios e lagos brasileiros, estão bem protegidos”, explicou José Vieira.
O 6º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), do qual a CNA passou a fazer parte em 2011, após aprovação unânime da direção da entidade, para contribuir com a busca de soluções para superar o desafio de alimentar nove bilhões de pessoas no mundo, em 2050, ampliando a produção de grãos e carne em um horizonte de gestão eficiente dos recursos hídricos.
O WWC reúne instituições de vários países e há mais 15 anos promove discussões sobre gestão eficiente e aproveitamento dos recursos hídricos.
Neste ano, a sexta edição do Fórum será voltada para três temas: Boa Governança, Contribuição para Desenvolvimento Econômico e Preservação.

Fonte: Paulo Correia, com informações da CNA.