quinta-feira, 21 de março de 2013

EMATER - Lajes
Regional de Assú

No dia 27 de fevereiro do corrente ano, houve a reunião do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do município de Lajes, para apreciar a seguinte pauta: lista da garantia de safra 2012/2013, sementes para plantio de 2013, vistorias de projetos, situação de projetos com os agentes financeiros BB e BNB, Semana Santa, volumosos e compra direta 2013.

Primeiro foi lida e aprovada a lista do Garantia Safra, onde o município possui uma cota para atender 250 produtores, onde foram escrito 314 ficando, tendo no final 290 beneficiados aprovados pelo Ministério, o qual estão recebendo o boleto para pagamento de R$ 9,00, nas casas lotéricas. O estado de seca foi prorrogado e permanecendo a estiagem levara o Governo a decretar mais um ano de seca, para que estes tenham direito a acessar os recursos do garantia safra e os demais agricultores de renda até um salário mínino acessarão o bolsa estiagem.

Foi informado que as sementes de milho e feijão para o plantio chegaram e já estão sendo entregues para os agricultores. Quando ao volumoso já foram entregues 05 parcelas, faltando a 6ª que totalizará 250 toneladas para o município de Lajes, 125 toneladas para Pedra Preta e 42 torneladas para Fernando Pedroza.

A direção da EMATER, atendendo a solicitação dos agricultores está selecionando através da vacina do IDIARN, agricultores que irão receber uma ajuda em ração numa nova etapa, onde foi encaminhado a estadual EMATER a lista com 480 nome de pecuaristas do município de Lajes.

Situação de transporte para vistorias de projetos, renovação de DAP e demais trabalhos de assistência técnica informamos que está destinado para o município de Lajes a vinda de um veículo Fiat Uno zero.

Informamos que os bancos BB e BNB estão orientados para renovação de contratos em atraso ou a se vencer neste período de estiagem.

Na semana santa teremos a distribuição de 03 toneladas de peixe atingindo 1.500 famílias, em torno de 4.500 pessoas que possuem Bolsa Família. Informamos ainda que iniciamos o cadastro para iniciar a compra direta 2013 no município de Lajes.

Ainda foi comentado a importância da parceira da EMATER com a Prefeitura de Lajes para a realização das suas atividades.

Estavam presentes nesta reunião:
Pedro Joventino Alves
Presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável

 Maria das Graças Fernandes
Secretária do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Mael Querino da Costa
Vereador de Lajes

Francisco Lopes de Medeiros
Secretário Adjunto de Agricultura

Fernanda Maria Oliveira de Santana
EMATERN - Lajes

Cesar Militão
Sindicato Patronal

Maria Nunes Lima
Presidenta do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Maria Goreti
Representante da Igreja Católica

Francisco Gilmar Gomes
Vereador de Lajes

Mara Fabiana de Medeiros
Secretaria Municipal de Agricultura

Welligton Santos Lima
Associação dos Agricultores

Informações cedidas pela EMATER - Lajes.