terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Juíza do Trabalho determina o retorno de Maria Nunes à Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Na última quarta-feira, dia 08, a ex presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Lajes, Maria Nunes de Lima, ingressou com uma ação na Justiça de Trabalho de Assu, com o objetivo de ser reempossada no cargo de Presidente, após ter saído por uma manobra feita pela ex secretária do Sindicato, Graças Fernandes.
 
O advogado de Maria Nunes, Dr. Rosenildo Silva, requereu a suspensão da Assembléia que elegeu uma Junta Governativa, para que, através de uma liminar, fosse devolvido o mandato da Presidente. A Juíza do Trabalho de Assu, Daniella Lustoza Marques de Souza, acatou o pedido do Advogado nesta segunda-feira, dia 13, e determinou a posse de Maria Nunes, em até 48 horas. Com a Presidente, toma posse a Secretária Maria Júlia dos Anjos.
 
Com a decisão da Juíza e a posse de Dona Maria no cargo de Presidente, ficam suspensas as eleições previstas para o dia 29 de março. O mandato da Presidente será exercido até julho de 2016.


Entenda o caso
 
Em novembro de 2012, com a morte de JOSÉ JUAREZ, a Sra. Maria Nunes assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes. Permaneceram auxiliando a nova Presidente, a Secretária, Graça Fernandes e o Tesoureiro, Francisco Canindé.
 
Ocorre que, na tentativa de ocupar o cargo de Presidente do Sindicato, a Secretária Francisca das Graças Fernandes e o Tesoureiro Francisco Canindé mancomunaram-se no intuito de desmoralizar a Presidente Maria Nunes.
 
Depois de muito terem dificultado a administração da Presidente, a Secretária Francisca das Graças Fernandes e o Tesoureiro Francisco Canindé planejaram um golpe contra a Presidente Maria Nunes: Providenciaram um documento pelo qual apresentou a renúncia de vários integrantes da Diretoria Executiva.
 
Da Diretoria Executiva, restaram apenas Dona Maria Nunes e a Segunda Secretária Maria Júlia dos Anjos.
 
A pedido de Graça Fernandes, uma Assembléia de sócios elegeu uma comissão para administrar o Sindicato e realizar uma nova eleição, que seria realizada em março.
 
Após ser destituída pela Assembléia, Dona Maria Nunes entrou na Justiça e teve seu mandato devolvido.


Ministério Público do Trabalho investiga desvio de dinheiro no Sindicato de Lajes
 
A pedido da Presidente Maria Nunes de Lima, a Procuradoria do Trabalho de Mossoró está investigando se houve desvio de recursos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes, no período em que Graça Fernandes e Francisco Canindé estiveram à frente da entidade.
 
Uma auditoria foi realizada por uma empresa especializada, e já ficou constatado um desvio de mais de 60 MIL REAIS entre os anos de 2012 e 2013.
 
Segundo a Assessoria do Sindicato, foram verificados gastos ilícitos com recursos do Sindicato, inclusive tendo sido investido dinheiro na campanha de vereadora da então candidata Graça Fernandes. Valores altos também foram gastos com locação de táxis, pensão alimentícia e pagamento a agiotas, de empréstimos pessoais feitos por Graça.
 
Se confirmado o desvio, a Graça Fernandes deverá responder pelo crime de peculato. A primeira audiência no Ministério Público está marcada para o dia 28 de janeiro de 2014, na cidade de Mossoró.