sábado, 18 de janeiro de 2014

Sesap muda estratégia e restringe urgência ortopédica ao Walfredo Gurgel

Em reunião entre o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, equipe da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) e ortopedistas foi decidido que os atendimentos de urgência em ortopedia serão concentrados no Hospital Walfredo Gurgel.

A medida,definida na tarde dessa quinta-feira (16), permanecerá até o dia 31 de janeiro, quando os servidores estatutários lotados no Walfredo Gurgel iniciam o cumprimento da carga horária referente ao mês de fevereiro, com dois plantonistas por período, e os profissionais contratados pela cooperativa voltam a cumprir os plantões no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

A decisão é divergente do que foi anunciado pela secretaria em coletiva na manhã de ontem. Na ocasião, foi anunciado que os médicos ficariam divididos no Deoclécio e no Walfredo. Mas, os ortopedistas teriam sugerido que ao invés de deixar duas unidades com equipe desfalcada, que se concentrasse a maioria no hospital em Natal e um ortopedista ficasse como ponto de apoio para receber pacientes que vão por conta própria ao Deoclécio.

A mudança foi definida após o anúncio de medidas emergenciais para garantir os atendimentos no Walfredo Gurgel e no Deoclécio Marques. “A decisão inicial foi de remanejar 50% dos profissionais que atuam no Deoclécio, mas após a reunião a estratégia foi modificada, em comum acordo e a pedido dos profissionais, com objetivo de dar maior resolutividade ao serviço”, explicou o titular da Sesap.

Assim, o Walfredo Gurgel ficará com quatro plantonistas por período, e no HRDML permanecerão os pacientes internados que aguardam o segundo tempo cirúrgico até que possam ser referenciados para os hospitais conveniados.

De acordo com a secretaria, os pacientes que chegarem ao Deoclécio Marques e necessitarem do atendimento de traumato-ortopedia serão devidamente estabilizados e evoluídos por um ortopedista que permanecerá na unidade. Em seguida, o paciente será transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/RN) para o Walfredo. Os demais serviços de urgência, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Polícia Rodoviária Federal, já foram informados da decisão.

“Caso ortopedistas tenham interesse em complementar a escala do Walfredo Gurgel, dentro do contrato já vigente, será possível inserir mais um plantonista a partir do mês de fevereiro, totalizando três por período”, explicou o secretário.

A Sesap afirma ainda que o problema da escala ocorre pela falta de profissionais, então a situação pode voltar a ocorrer. Para evitar um novo problema, a Cooperativa Médica do Estado (Coopmed/RN) busca ortopedistas que aceitem trabalhar pelo valor já fixado em contrato com a Sesap: R$ 1,9 mil por plantão de 12 horas.

De acordo com a assessoria de imprensa, pela dificuldade em conseguir um profissional, alguns médicos chegam a pedir R$2,4 mil por plantão, o que estaria "bem acima do valor praticado pelo mercado", segundo a Sesap, dificultando a resolução do problema.


Por: tribunadonorte.com.br