quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Governadora faz balanço de investimentos na educação entre 2011 e 2014

A Governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betania Ramalho, realizaram no final da tarde desta terça-feira (16) um balanço das ações e dos investimentos no quadriênio 2011-2014 na educação. O evento realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, contou com a participação de servidores da SEEC, representantes das 16 Diretorias Regionais de Educação (Direds), diretores de escolas estaduais do RN e auxiliares de Governo.

Betania Ramalho abordou as melhorias realizadas nos últimos quatro anos como valorização da escola pública com a reforma, construção ou ampliação de 471 das 660 estruturas sob responsabilidade do Governo do RN, cumprimento do piso nacional dos professores, implantação do Programa Mais Educação e do Sigeduc, recuperação dos direitos represados da classe, melhoria do transporte escolar com a aquisição 266 ônibus, a Rede Giga Metrópole, recuperação do Atheneu e construção de Centros de Educação Profissionalizante.

“Antes de assumirmos a secretaria de Educação o RN teve 10 secretários de educação em oito anos. Isso significava a descontinuidade das políticas para uma das áreas mais importantes do Rio Grande do Norte. Estamos aqui prestando contas e mostrando que a valorização dos professores e do bem público são algumas das marcas deixadas pelo Governo Rosalba Ciarlini. Ainda falta muito para alcançarmos o nível que desejamos, mas estamos deixando a SEEC com muitos projetos encaminhados e recursos assegurados. Conseguimos cumprir nosso objetivo de mostrar que é possível fazer uma educação pública de qualidade”, declarou.

A Governadora Rosalba Ciarlini, que foi saudada pelos profissionais em educação, enfatizou também os investimentos realizados na área e lembrou os US$ 92 milhões que serão aplicados em duas etapas na educação com o maior programa multissetorial do estado, o RN Sustentável. A chefe do Executivo Estadual também ressaltou projetos como o Plano Estadual do Livro e da Leitura, reajuste de 91.5% para a categoria, melhoria no índice do Fundeb, além das promoções horizontais praticadas pela gestão e convocação de 4.500 profissionais da educação.

“Nós sabíamos que o avanço na educação era fundamental, por isso indicamos um nome técnico, de uma pessoa que conhecia a realidade, para assumir a educação, a professora Betania Ramalho. Mas, também contamos com a dedicação e comprometimento dos técnicos e demais servidores da SEEC. O balanço que fazemos é de dever cumprido, trabalhamos incansavelmente para reconstruir uma área que havia sofrido muito nos últimos 10 anos. Temos muito a avançar, mas é inegável como a educação hoje é profissional, o que não ocorria no passado”, observou a Governadora.

Ainda na ocasião do evento, foi apresentada a versão digital da revista “Correção de Rumo da Educação do Rio Grande do Norte 2011-2014”, com lançamento previsto para próxima semana. Na solenidade estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Eliéser Girão, o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Ximenes, o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, o reitor do IFRN, Belchior Oliveira, e autoridades políticas e religiosas do Rio Grande do Norte que acompanharam a entrega de diplomas de honra ao mérito a profissionais que fizeram a diferença na educação.


ASSECOM/RN.