quarta-feira, 25 de março de 2015

Pequenos reservatórios do interior do RN transbordam após fortes chuvas

Açudes em Angicos, Campo Grande, Ipanguaçu e outras cidades sangraram. Emparn prevê chuvas abaixo do normal no RN.

As chuvas intensas que caíram em diversas regiões do Rio Grande do Norte fez com que pequenos açudes transbordassem. Na zona rural do município de Campo Grande, na região Oeste do estado, vários açudes encheram o que fez sangrar a Barragem de Pepeta e a Barragem da Fazenda Pedra Branca.

Em Angicos, o açude José Teodoro, situado no Centro da cidade, também sangrou. O açude Pataxó, em Ipanguaçu, transbordou nesta terça-feira (24) com o acúmulo das chuvas dos últimas dias.

Apesar da alegria do sertanejo que comemou as chuvas do últimos dias, a Emparn prevê que as chuvas deverão mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal.

No monitoramento das chuvas que ocorrem sobre o estado do Rio Grande do Norte é observado que durante o mês de janeiro de 2015, as chuvas apresentaram uma distribuição bastante irregular, tanto espacial como temporal, além de apresentar baixos valores, não atingindo a média esperada para o mês. Foi registrada a predominância de chuvas abaixo de 20 milímetros (mm), e somente em algumas localidades isoladas do litoral leste e Alto Oeste é que as chuvas observadas apresentaram valores mais expressivos.

Para o mês de fevereiro de 2015, com a melhoras nas condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente no Oceano Atlântico, as chuvas registradas apresentaram uma melhor distribuição espacial, e maiores volumes. Observa-se que chuvas com valores superiores a 50mm predominaram nas regiões Oeste, Seridó, Vale do Assú e Litoral Leste.

A chuva acumulada no período de janeiro até o dia 16 de março de 2015, mostra que em grande parte do estado predominam valores acima de 50mm, chegando em algumas áreas a superar os 300 mm como ocorreu em municípios das regiões do Alto Oeste, Vale do Assú e Litoral Leste. Na grande parte da região central, principalmente a região de Angicos, e Seridó Oriental, as chuvas apresentaram valores abaixo de 50mm em média.


G1.com.