quinta-feira, 5 de março de 2015

Walter Alves assume cadeira na Comissão de Finanças e Tributação

O deputado federal Walter Alves, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, assumiu nesta quarta-feira (4) uma das vagas da Comissão de Finanças e Tributação. Além da cadeira titular, o peemedebista assumiu a suplência na Comissão de Minas e Energia.

Walter destacou a importância da Comissão para discutir temas importantes para o futuro do país. "A Comissão de Finanças é uma das principais da Câmara. Vamos utilizar o espaço conquistado para discutir melhorias e desenvolvimento para o país. Assuntos importantes quase sempre passam por aqui e vamos pensar sempre no povo potiguar", disse.

Membro suplente da Comissão de Minas e Energia, Walter lembrou que o país enfrenta uma das maiores crises energéticas da história e que, se tiver a oportunidade, vai cumtribuir na discussão de temas voltados para o desenvolvimento da matriz energética do país.

A distribuição dos cargos das comissões segue o critério da proporcionalidade, baseada no tamanho dos blocos partidários formados no início da legislatura. Eles são livres, no entanto, para fazer trocas. Neste ano, a quantidade de partidos na Casa (28) e o tamanho dos blocos tornou as divisões mais complexas. Somente o bloco liderado pelo PMDB tem 14 partidos.

"O PMDB é um dos maiores partidos do Congresso. Somente na Câmara, ficou com a presidência de três comissões. Isso mostra a força e a importância do partido para a construção de um país melhor", destacou.

Cabe às comissões permanentes discutir e votar as proposições em tramitação na Câmara. Ao todo, são 23. A Constituição brasileira conferiu às comissões da Câmara e do Senado a prerrogativa de substituir o Plenário na apreciação de alguns tipos de propostas, o que dá celeridade à aprovação de matérias legislativas. Deste modo, um projeto pode tramitar apenas nos colegiados, sem necessidade de exame do Plenário da Casa.