quinta-feira, 5 de março de 2015

Casa da Ribeira celebra 14 anos nesta sexta (6) com resultado do edital Cena Jovem e espetáculo “A Ida ao Teatro”

A Casa da Ribeira celebra seus 14 anos de atividades com muitas novidades. No dia 6 de março, data que marca o aniversário da Casa, serão conhecidos os quatro premiados no edital Cena Jovem. O evento terá também a apresentação do espetáculo "A Ida ao Teatro", do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 19h. O evento começa às 20h.

Como um dia é pouco pra comemorar 14 anos de história, a Casa da Ribeira está preparando mais atividades para a sua programação de aniversário: nos dias 13, 14 e 15 de março, a Casa recebe as peças “Jacy” (grupo Carmin) e “Bestiário” (Vinicius Souza, MG); a performance de dança “Etéreo” (René Loui); e a Leitura dramática “Três Tigres Tristes”. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

Celebrando seus 14 anos em 2015, a Casa da Ribeira começou o ano lançando o Projeto Cena Jovem, iniciativa que busca abrir as portas para artistas do RN, oferecendo prêmios de R$ 30 mil para cada um dos quatro grupos ou coletivos que serão escolhidos para o fomento de novos espetáculos. Os selecionados serão divulgados durante o evento de aniversário da Casa.

Patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto inclui ao todo 64 ocupações do teatro da Casa da Ribeira, entre outras vantagens.

“Recebemos 50 projetos para o Cena Jovem. A excelente adesão ao edital demonstra quanto o projeto é pertinente para a rede produtiva do estado do RN. Ao apostarmos no fomento todos ganham: ganham os artistas que terão recursos para montagens inéditas, ganha a Casa da Ribeira que poderá permanecer aberta com uma programação diversa e ganham principalmente os públicos que terão oportunidade de refletir e se emocionar com os quatro espetáculos em cartaz a partir de agosto”, analisa Gustavo Wanderley, Diretor de Planejamento e Projetos da Casa da Ribeira.


História

Inaugurado no dia 6 de março de 2001, o Espaço Cultural Casa da Ribeira ocupa um casarão com 102 anos de história (construído em 1911). A Casa está localizada no bairro da Ribeira, em Natal RN, localidade recentemente tombada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A Casa da Ribeira comporta no prédio histórico um teatro com 164 lugares, uma sala de exposições, um Laboratório de Ideias - LABi, um Acervo Literário com mais de 1.400 títulos e um café cultural. É um espaço que valoriza as temporadas de grupos e artistas, e tem como foco o desenvolvimento humano através das artes, entendendo às apreciações artísticas como importantes oportunidades de conhecimento e convivência.

Nesse sentido, a Casa da Ribeira tem como prioridade elaborar projetos para o acesso facilitado de públicos à programação do centro cultural. Esse olhar para o "público" é parte do amadurecimento de seu papel enquanto Instituição Cultural e é um dos aspectos mais importantes da trajetória de 14 anos de funcionamento.

"Em 14 anos passamos por muitas fases, mas acredito que o maior aprendizado foi ter entendido que a nossa missão prioritária é conjugar o binômio Educação-Cultura com foco nos públicos", afirma o Presidente e Diretor Artístico da Casa da Ribeira, Henrique Fontes.

O espaço cultural foi idealizado por iniciativa do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e, desde 2001, é administrado por um grupo de artistas e produtores, através de uma associação cultural com personalidade jurídica própria.

A Casa da Ribeira foi erguida graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet. É uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.