sexta-feira, 17 de julho de 2015

Deputados do RN visitam obras de transposição do Rio São Francisco

A Frente Parlamentar da Água segue trabalhando na discussão e cobrança de ações efetivas de combate à seca no Rio Grande do Norte. Os deputados Ezequiel Ferreira (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB) e George Soares (PR), integrantes da Frente, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de transposição do Rio São Francisco em trecho que inclui os municípios da Paraíba.

Foto: Eduardo Maia.
Os parlamentares se juntaram ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique, e ao presidente da Frente de Combate aos Efeitos da Seca no estado paraibano, Jeová Campos (PSB), com o objetivo de integrar os projetos do dois estados e intensificar os pleitos junto ao Governo Federal e ao Ministério da Integração.

“A união das bancadas e o desejo de ver o Nordeste se tornar prioridade na agilidade dessa obra é a nossa missão. Esse é o primeiro passo. Iremos ainda a Pernambuco e Ceará para fortalecer essa luta, que é um grito de 40 milhões de nordestinos”, disse o presidente da Assembleia potiguar, Ezequiel Ferreira.

No município de São José de Piranhas, a comitiva percorreu as obras do canal (2km) e túnel (15km) responsáveis pelo transporte da água que chegará pelo estado do Ceará à Paraíba, com destino a barragem de Boa Vista, com capacidade de 300 milhões/m³. Em Cajazeiras, os deputados visitaram as obras da barragem de Caiçara, com vazão de 50 milhões/m³, que irá distribuir a água para o reservatório Engenheiro Ávidos e, em seguida, para o Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas-Açu.

“Viemos conhecer o andamento dessa volumosa obra tão importante para o Rio Grande do Norte e para o Nordeste. Temos que nos unir para reivindicarmos do Governo Federal ações imediatas para essa grande crise hídrica que a região está vivendo”, declarou o presidente da Frente Parlamentar da Água, Galeno Torquato. "O andamento das obras na Paraíba refletem no Rio Grande do Norte. Estamos acompanhando de perto estes serviços", complementou o deputado Gustavo Fernandes.

No entendimento dos participantes da visita, a unificação do discurso e definição de prioridades comuns aos estados são importantes para fazer com que o Governo Federal tenha informações precisas sobre as maiores necessidades dos estados afetados pela crise hídrica.

“Queremos mobilizar a classe política do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco para forçar o Governo Federal a, dentro dos cortes atuais, não fechar muito as portas para as obras de transposição do São Francisco”, explicou o deputado George Soares.

Durante o encontro, que contou também com a presença do prefeito Domingos Neto (São José de Piranhas), os parlamentares assinaram um requerimento direcionado ao ministério da integração solicitando providências para a conclusão das obras.

“Precisamos diminuir as distâncias. Selamos hoje um caminho que espero que nos leve diretamente à presidente Dilma para clamarmos pela conclusão das obras de transposição do São Francisco”, disse o deputado paraibano Jeová Campos.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação