quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O fogo que avançava na zona rural de Lajes foi apagado



Na tarde do domingo, 14/08/2016, um incêndio iniciou-se na fazenda Ramada, zona rural de Lajes. Devido o mato seco e a grande quantidade de pasto o fogo se alastrou rapidamente, ainda na noite de domingo e madrugada de domingo para segunda 15/08, moradores do entorno tentaram conter as chamas que continuaram na manhã e tarde.

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Lajes composta pelo Secretário de Obras e Serviços Urbanos (Luquinha), Adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Tico Lopes), Coordenador de Meio Ambiente do município (Cícero Eleutério), esteve no local com dois tratoristas (Macinha e César), coordenados por Thiago Bruno e Zé Vaqueiro, abrindo uma estrada cercando a área do fogo, o tratorista César saiu de dentro da mata era 21:00 horas e o esforço valeu a pena, pois o fogo encontrou a barreira e não conseguiu atravessar para o outro lado da estrada, queimando durante a noite e apagando-se na manhã desta terça 16/08. 




Ao meio dia estive no local juntamente com Tico Lopes para constatar o fim do incêndio (notícia que nos chegara antes) e manter informado o Corpo de Bombeiros através o Capitão Avelino que dependendo dos resultados iria mandar uma guarnição para ajudar. Zé Vaqueiro e Thiago  Bruno fizeram questão de agradecer a parceria e o empenho dos amigos que ajudaram no combate ao incêndio.

A queimada atingiu uma área de cerca de 8 km, e apesar da vastidão e fumaça, o mais atingido foi o pasto mesmo, grande parte dos arbustos ficaram de pé, não se sabe se vivos, mas a chegada do inverno responderá essa dúvida. Não avistei mamíferos mortos, acho que a fauna atingida foi principalmente insetos, pequenas aves, roedores... A boa notícia é que em uma das áreas do incêndio passou uma seriema correndo do fogo, e hoje voltando lá ouvi duas cantando.

Fonte: http://cicerolajes.blogspot.com.br/