quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Getúlio Rêgo chama a atenção para o atendimento da Saúde Pública no RN


O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) fez pronunciamento nesta terça-feira (16) abordando a crise na Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Para o parlamentar, a mudança de equipe na secretaria agravou a situação.

“Estamos colocando as pessoas na fila do sofrimento e da morte. Falta um diálogo construtivo de uma gestão da Saúde que conflita com o interesse da população. Já não é mais possível suportar a espera por leitos”, disse Getúlio.

O parlamentar afirmou que há uma ruptura de atendimento nos setores estratégicos e vitais como procedimentos de intervenção cardiovascular e neurocirurgia. “É impossível acreditar em um serviço de atendimento à saúde com atraso de pagamento”.

Em aparte, o deputado George Soares (PR) disse que a pasta da Saúde se agrava a cada dia. “Recebemos pedido de socorro a toda hora. Recentemente um jovem morreu de infarto por falta de um equipamento para identificar o problema. Estamos vivenciando um momento de caos. Os hospitais regionais não têm condições de dar suporte por falta de equipamentos”.

O deputado Hermano Morais (PMDB) falou que a dificuldade no setor cresce a cada dia com carência de profissionais, serviços que funcionam de forma precária e fornecedores que não recebem os pagamentos. “Mesmo passando por dificuldades, o Estado precisa adotar prioridades”, ressaltou Hermano Morais.

Tomba Farias (PSB) também aparteou o pronunciamento e demonstrou preocupação com os mais idosos que precisam de atendimento. “A Saúde deveria ser igual para todo mundo. Nesta quarta-feira, a secretária de Saúde estará presente na Comissão de Fiscalização para prestação de contas do quadrimestre e será uma boa oportunidade para fazermos as cobranças”, disse Tomba.