quinta-feira, 20 de abril de 2017

Prefeitura cadastra pescadores para utilização do Açude Público



Desde a semana passada, a Prefeitura de Encanto tem realizado o cadastro individual daqueles que exercem a pesca no Açude Público do município, no objetivo de apoiar o crescimento da atividade de maneira sustentável e em respeito ao meio ambiente.

Até o momento, dezenas de pescadores locais e circunvizinhos – entre profissionais e os que obtêm o pescado apenas para consumo – já disponibilizaram seus dados cadastrais junto ao órgão responsável, localizado no centro da cidade, nas proximidades dos Correios.

Na ficha de cadastro, algumas das informações solicitadas são primordiais para o controle da prática, tais como: O local onde fica a canoa e em qual parte do reservatório acontece a pesca.

Segundo a secretária de Patrícia Nogueira, a participação dos interessados tem sido satisfatória, o que vem a fortalecer o trabalho da pasta. “Trabalhamos para um bem comum: Prevenção e proteção do meio ambiente e melhor qualidade de vida da nossa gente”, enfatizou.

A gestão municipal também tem fiscalizado o exercício predatório e o não cumprimento das normas estabelecidas para uso do açude, contando com vigia e o auxílio da Polícia Militar para o caso de denúncias.


Normatização:

1) Pesca somente de segunda-feira à sexta-feira (Munícipes);
2) Aos pescadores de outras cidades fica liberada a atividade nos dias de terça-feira e quinta-feira;
3) Proibido pescar aos sábado e domingos, mesmo que com anzol;
4) A linha deve ser retirada até o dia seguinte pela manhã;
5) Pesca com redes de arrasto, tarrafas e linhas menores que 8,5 mm continua proibida e sujeita à apreensão dos utensílios.