domingo, 28 de maio de 2017

Fátima e Lula lideram no RN, aponta pesquisa



A senadora Fátima Bezerra (PT) lidera as intenções de voto para Governo do RN, com 20% da preferência dos eleitores. É o que diz a pesquisa do Blog do BG em parceria com o Instituto Seta, divulgada neste domingo (28). Ela também mostra que Lula é o preferido entre os potiguares para presidente: na estimulada, ele tem quase 50%.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) avaliou que a pesquisa deixa o partido animado, embora seja a primeira que se publica sobre 2018 e mesmo consciente de que tem ainda muito chão pela frente. “Primeiro, pela liderança de Lula no estado. Não é pouca coisa, principalmente no contexto de perseguições e tentativas de destruição de imagem que ele sofre cotidianamente. Segundo, pelo fato de Fátima estar, nesse momento, na dianteira de uma possível disputa”, comentou.
Para Mineiro, isso é reflexo do reconhecimento do trabalho da senadora e da falência das alternativas de nomes, que representam o mais do mesmo na política potiguar. “O nosso desafio é consolidar e ampliar essas lideranças. Para isso, defendo que o PT faça um amplo trabalho de base, em todas as regiões do estado, dialogando com os mais diversos setores da sociedade civil e construindo um programa de governo com propostas que apontem saídas para a crise aguda do RN”.
Mais da pesquisa

Para Governo do Estado, na pesquisa estimulada, aparece em segundo lugar o atual governador, Robinson Faria (PSD), com 15,6%. Em terceiro está o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 10,4%. E em último, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), com 2,6%. Na pesquisa para presidente, em segundo lugar aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com 9,9%, seguido do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), com 3%.
O Blog do BG e Instituto Seta também anunciaram que 81,2% dos potiguares desaprovam a gestão do golpista Michel Temer (PMDB). A pesquisa mostrou, ainda, que mais de 70% dos natalenses consideram a gestão de Carlos Eduardo Alves regular, ruim ou péssima. “A rejeição a Temer indica que o caminho é mesmo o das Diretas Já. E a disputa será com o bloco local que apoiou o golpe e vem dando sustentação a esse governo ilegítimo”, afirmou Mineiro. “Já os números de Carlos Eduardo refletem que o população de Natal está percebendo que caiu no conto do estelionato eleitoral em 2016”, avaliou.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio com 1100 entrevistas. Segundo o Blog do BG, ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
*Com informações do Blog do BG