quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Deputado Antonio Jácome Lutando Na Defesa de Uma Saúde Melhor Para Todos


Promover políticas públicas e campanhas de conscientização e sensibilização da população quanto à importância da inclusão social das pessoas com deficiência  é o principal ponto do projeto de lei 8.553/2017 apresentado pelo deputado federal Antônio Jácome (PODE), na Câmara dos Deputados, em Brasília, além de incluir a campanha no calendário nacional.
Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e por esse motivo que o mês de Setembro foi escolhido para a ação.
A discriminação social da pessoa com deficiência no Brasil é observada em atitudes eivadas de preconceitos e de estigmas. A discriminação também se evidencia na organização do espaço urbano, que impõe barreiras arquitetônicas, dificultando e até impedido a mobilidade.  Já os obstáculos à comunicação, à leitura e à produção escrita, comprometem a interação social, o ensino e dificultam o acesso ao mercado de trabalho.
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, são mais de 45 milhões de brasileiros.
“A inclusão social das pessoas com deficiência merece nossa atenção em todos os momentos, seja respeitando a vaga destinada no estacionamento, apoiando políticas públicas ou mesmo em atitudes simples no dia a dia. Proponho inserir o Setembro Verde para que ações sejam ampliadas e que mais debates aconteçam”, afirma Jácome.


-- 
Assessoria de Comunicação
Suzy Noronha