sábado, 23 de setembro de 2017

Luta das pessoas com deficiência será homenageada em sessão solene na AL na próxima segunda-feira



O mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte, o Setembro Verde, será marcado por uma sessão solene, na próxima segunda-feira (25), a partir das 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, pessoas ligadas à causa receberão homenagem do Legislativo Potiguar.

A sessão solene também acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21 de setembro. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, no ano de 1982 e oficializada através da Lei Federal 11.133, de 14 de julho de 2005. Já o Setembro Verde foi criado através de projeto de lei apresentado pela deputada Márcia Maia e aprovado na Assembleia.

Representantes de associações, entidades representativas, paratletas, servidores da Casa e outras pessoas ligadas ao segmento estarão presentes no evento. Mais do que apenas um momento para prestar homenagem aqueles que lutam pela causa, a sessão trará ainda histórias de superação de quem ultrapassou os obstáculos criados em razão da deficiência e também renovará a cobrança por políticas públicas efetivas para o segmento.

De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia, propositora da sessão, o Rio Grande do Norte está entre os 10 Estados da do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria. Além disso, em termos proporcionais, o estado possui o maior número de pessoas com deficiência no país.

"É um contexto que não pode ser ignorado. Uma gestão que pensa acessibilidade, não é apenas aquela que comemora uma data no calendário, mas que pensa nos cidadãos e no acesso deles não apenas físico às coisas, mas principalmente, aos direitos e políticas públicas. A cidadania deve ser garantida, a todos, o ano inteiro", destacou a deputada e socióloga. 



Para a parlamentar, as prefeituras precisam se unir ao Estado para promover políticas públicas articuladas para que a realidade das pessoas possa ser transformada. "A sessão será um momento para homenagear, mas também para promover uma reflexão e uma cobrança sobre o quanto ainda precisamos avançar na articulação e construção de um caminho para promover verdadeira inclusão social e a participação plena dessas pessoas na sociedade”, destaca Márcia.

Luta em plenário

A parlamentar, inclusive, é autora de mais de 10 projetos de lei com o objetivo de defender o segmento da pessoa com deficiência. Além disso, ela tem realizado audiências públicas, feito pronunciamentos e participado de debates com o propósito de levar propostas e sugestões ao Governo do Estado para que possam promover a redução das desigualdades quanto à pessoa com deficiência.  "Levantamos a bandeira da pessoa com deficiência e garantido a voz ativa para essa luta que precisa durar o ano inteiro”, lembrou Márcia.

Confira os homenageados
  • Arinaldo Ferreira do Nascimento - Jornalista
  • Carlos Augusto Lima de Araújo - Servidor da ALRN
  • Décio Gomes Santiago - Vice-presidente da Organização Nacional da Pessoa com Deficiência
  • Eduardo Luciano Gomes Bezerra - Paratleta do RN
  • Fátima Cristina Villani d. Melo - Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN)
  • Tércio Barreto Ramos Tinôco - Presidente da Sociedade Amiga dos Deficientes Físicos do RN (Sadef-RN)