sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Nossa Lajes com G



Esse foi o projeto apresentado hoje sexta feira (22),  por alunos e professores da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza em nossa cidade.

Um projeto lindo que trouxe a memória coisas importantes da nossa história apresentadas através de danças,  brincadeiras, apresentações culturais e exposição fotográfica 







Teve brincadeiras como puxar roladeiras, andar sobre quengas de coco, coisas que fazíamos em nossa infância.



Na oportunidade demos uma volta no passado através das apresentações culturais, da exposição de fotografias exibindo coisas e personagens históricas de épocas passadas como a Roleta do Jogo do Bicho, que era colocada por Lôlô Varela e o saudoso Benedito Cruz na praça do mercado nas noites de Natal.





Fotografias pessoas que fizeram história na nossa Lajes Com G, onde destacamos o Poeta Antonio Cruz, Monsenhor Vicente, Carmelita Cabral, Alzira Soriano (Primeira Prefeita da América Latina), aqui em nossa Lajes.






Objetos que simbolizaram a Divulgadora União, na União Caixeiral de Lajes, onde este blogueiro chegou a ser locutor substituindo o Sr. Dehí Cabral na década de 80. A união Caixeiral de Lajes foi construída em 1923, pelos Caixeiros Viajantes que chegaram a nossa cidade naquele período.



Ainda tínhamos a exposição da locomotiva Maria Fumaça, da TV na Praça, Cinema de Rolo que era produzido por Bosco e depois pelo Sr. Alcino.






Assim foi elaborado esse projeto tão importante pelos os que fazem parte da Escola Dr. Eloy de Souza.


Aqui quero agradecer o carinho e a receptividade de todos da escola, onde fomos falar um pouco sobre Divulgadora ou Difusora como chamavam os mais velhos, e também chamavam de Boca de Ferro.

A Divulgadora União tinha duas Bocas de Ferro como chamavam uma em cima da União Caixeiral e a outra na praça do Mercado onde o Som cobria toda a cidade.

Vamos revelar aos nossos leitores o porque da mudança de Lajes com (J), para Lages Com (G), é que naquele tempo os Correios tinham dificuldade de entregar suas correspondências porque havia outara Lajes com (J), no estado de Santa Catarina no Sul País. Eis a razão do motivo da troca do J pelo G.