terça-feira, 19 de setembro de 2017

Projeto de Larissa reconhece de utilidade social e econômica a atividade salineira no Estado



A deputada Larissa Rosado (PSB) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que reconhece de utilidade social e econômica a atividade de extração e beneficiamento do sal no Rio Grande do Norte. De acordo com a parlamentar, o Estado é um dos mais importantes polos de extração de sal marinho no país, tendo o Oeste potiguar como o principal centro de produção e beneficiamento do produto no RN.

“A atividade salineira envolve uma vasta cadeia de serviços, principalmente nas cidades do litoral norte do Estado, mais especificamente, nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Galinhos, Grossos, Porto do Mangue e Guamaré”, justifica Larissa Rosado.

Segundo dados do Sistema FIERN, sob a ótica econômica, o sal marinho situa-se como o segundo produto de maior peso na pauta de exportações do RN, movimentando mais de R$ 4,5 milhões entre janeiro e junho de 2017, o que ressalta a relevância da atividade de extração e beneficiamento do sal para o Rio Grande do Norte.

“Estima-se que são gerados cerca e 15 mil empregos diretos e 70 mil indiretos, movimentando de forma significativa a economia das cidades produtoras e tornando a atividade de extrema importância não apenas para a pauta de exportação do Estado, mas também para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, argumenta Larissa.


A apresentação do projeto na Assembleia Legislativa faz parte de uma luta em parceria com o setor salineiro que busca sensibilizar os Governos Federal e Estadual para a importância do tema. O próximo passo, segundo a deputada, é mobilizar a bancada federal do RN para fortalecer o entendimento em torno do assunto e entregar relatório ao Executivo Federal com o objetivo de que haja um decreto transformando o sal em interesse social.