Congresso de Gestão Pública do RN reúne cerca de mil pessoas de mais de 20 estados brasileiros

Foco Sertanejo
By -

Teve início, nesta quarta-feira (1), o 12º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN), iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, em parceria com o Conselhos Federal e Regional de Administração. O evento é realizado na Escola de Governo e reúne aproximadamente mil pessoas, entre gestores e servidores públicos de mais de 20 estados brasileiros, profissionais da Administração, docentes e estudantes, para discutir o tema central “Gestão, Liderança e Inovação”.
Na solenidade de abertura, o secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Marco Antônio Medeiros, destacou a importância das discussões em torno da Gestão Pública no Congesp, afirmando que elas ajudam a contribuir para a proposição de ideias e diretrizes que darão suporte a construção de um Estado cada vez mais eficiente. “Esse é o maior evento da área de Gestão Pública do nosso estado e um dos principais do país. Espero que as discussões sejam profícuas e muito instigantes. Aproveitem”, desejou.
Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, reiterou a credibilidade do Congesp-RN no Brasil, elogiando o evento pelo seu comprometimento, há doze anos, desde sua primeira edição, com o debate sério e crítico em torno das questões públicas.
Na fala do presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, Júlio Rezende disse que a administração não se trata apenas de gerenciar ativos e recursos atuais, mas de ter uma visão e um pensamento positivo acerca do futuro. “É esperançoso e animador vermos que podemos, e também através de debates apresentados no Congesp, contribuir para a maior sustentabilidade das organizações”, pontuou.
O diretor da Escola de Governo, Teo Tomaz, frisou a importância da capacitação para os servidores públicos do Estado. “O esforço na realização deste evento se justifica pela necessidade de aperfeiçoamento da Gestão Pública. Isto só se tornará realidade, de forma gradativa, por meio da capacitação dos gestores e servidores públicos”. Ele também desejou que os congressistas aproveitassem não só o momento do Congesp, mas todas as capacitações ofertadas pela instituição ao longo do ano, no sentido de tornar os servidores cada vez mais preparados para exercer suas atividades administrativas com presteza e rendimento funcional.
Na cerimônia de abertura do 12º Congesp, participaram ainda o controlador geral do RN, Alexandre Santos de Azevedo; o reitor da UERN, Pedro Fernandes; o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa; o promotor de Justiça, Oscar Hugo de Souza Ramos; o diretor da Fiern, Heyder Dantas; e a conselheira federal de Administração pelo RN, Ione Salem.
Conferência Magna
O diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola Nacional de Administração Pública, Guilherme Almeida, foi o responsável por proferir a primeira palestra do 12º Congesp-RN. Na conferência de abertura, sob o título de “Gestão Pública, Liderança e Inovação: e agora, burocracia?”, ele falou sobre os desafios que o mundo moderno traz para a burocracia e o que se pode fazer e como fazer para superá-los.
Para o palestrante, é preciso mudar, transformar, inovar as maneiras como se prestam os serviços. “A gente vive em um mundo cada vez mais incerto, complexo, com as coisas cada vez mais voláteis e com uma crise de legitimidade, de orçamento, de pessoal, de propósito. Continuar a fazer o estado servir ao cidadão em um contexto como esse requer uma série de mudanças, de pensamento, de propostas e de inovações”, disse.
“O ponto de partida é atender as necessidades do cidadão. Uma das ferramentas principais que a gente tem é partir para pensar em qualquer atividade do ponto de vista do cidadão”, destacou Almeida.
A programação do congresso continua nesta quinta-feira (2), a partir das 8 horas, com a realização da Mesa-redonda “Inovação e Desenvolvimento”, na qual participam o presidente do CFA, Wagner Siqueira; o reitor da UERN, Pedro Fernandes; e o pró-reitor de pesquisa da UFRN, Jorge Falcão. O 12º Congesp-RN segue até sexta-feira (3), com mais palestras e debates sobre Gestão Pública. Mais informações no site www.congesp.rn.gov.br.


-- 
Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do RN - Searh 










Assessoria d
e Comunicação - Ascom - (84) 3232-6004 / 98127-6028

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!