O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que as alternativas em estudo ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) são suficientes para garantir o cumprimento das metas fiscais de 2025 e 2026, preservando ao mesmo tempo a população de baixa renda. As declarações foram dadas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foram publicadas pelo jornal Valor Econômico
Segundo Haddad, as medidas focam exclusivamente no que chamou de “andar de cima”, por incidirem sobretudo sobre o mercado financeiro e grandes patrimônios. “Não mexe com o dia a dia da população. Concordei [com] as medidas, justas do ponto de vista tributário, é uma agenda que interessa à Fazenda”, afirmou. O ministro defendeu que o pacote busca promover “justiça tributária” e reforçou que a meta de déficit zero em 2025 e superávit de 0,25% do PIB em 2026 será cumprida.
Fonte: Brasil 247
ALRN Manifesta Pesar Pelo Falecimento de Dona Diúda Alves, Aos 97 Anos
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte expressou oficialmente, por meio de todos os deputados, pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Alves Dias de Souza, conhecida como Dona Diúda Alves, ocorrido na manhã desta quarta-feira (11), em Natal. A Casa Legislativa prestou homenagem à memória de Dona Diúda e enviou condolências ao deputado estadual José Dias, seu esposo, e ao filho Marcelo Alves Dias, além dos demais familiares e amigos enlutados.
"Com 97 anos, esposa dedicada do deputado estadual José Dias, irmã do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves, e mãe do procurador regional da República, Marcelo Alves Dias, Dona Diúda deixa um legado de afeto, dignidade e compromisso familiar. Sua partida representa uma lacuna irreparável não apenas para seus entes queridos, mas também para a memória afetiva e política do Rio Grande do Norte. Ela foi uma figura marcante na história política e social do estado, destacando-se por sua dedicação à família e ao apoio às causas públicas", destacou o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (11).
A nota de pesar expressa solidariedade, reconhecendo o papel de Dona Diúda Alves como símbolo de firmeza moral, lealdade e apoio silencioso nos bastidores da política local.
Ezequiel Ferreira relembrou a atuação discreta, porém de impacto significativo na vida pública do estado. "Foi marcada por gestos de abnegação e grandes contribuições ao longo de décadas. A Assembleia Legislativa manifesta orações e respeito à memória de uma mulher que representou uma verdadeira força silenciosa na política e na sociedade do Rio Grande do Norte", enfatizou o presidente da ALRN.
POLITICA: Walter Alves Quer Ezequiel Ferreira No MDB E Partido Fortalecido Para 2028 E 2030
O vice govenador e presidente estadual do MDB Walter Alves, tem reafirmado na imprensa que não será candidato ao governo do estado em 2026.
O vice governador tem dito que sua meta é fortalecer a legenda ¨Bacurau ¨, para as eleições de 2028 e 2030, para isso quer manter parcerias e convidou o presidente da ALRN deputado Ezequiel Ferreira à se filiar ao MDB, com a finalidade de eleger uma bancada forte na Assembleia Legislativa e quem sabe conquistar uma vaga no senado federal já em 2026.