quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arena das Dunas: Clube de Engenharia promove palestra técnica com Demétrio Torres.

O Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte ficou lotado para ouvir a palestra técnica do engenheiro Demétrio Torres, secretário extraordinário da Copa 2014, que falou sobre todos os aspectos da construção da Arena das Dunas, ressaltando o adiantamento da colocação dos pilares e do muro de contenção, também em fase adiantada.
“Em obras grandes temos que antecipar etapas, que perseguimos a cada momento”, enfatizou Torres. “Lembro que toda a água da chuva irá para um reservatório e servirá para irrigar o gramado. Ou seja, um reuso permanente”, informou. “Os pilares vão receber a estrutura metálica. Antecipamos etapas que estavam previstas para serem feitas no mês de julho”, ressaltou o secretário, que informou já ter gasto na obra mais de sete mil toneladas de cimento.
De acordo com Demétrio Torres a obra está além do cronograma da FIFA e que estava colocando em uso uma visão técnica aprimorada, sempre dando oportunidade a engenheiros recém formados para acompanhar o desenrolar da obra.

Sem endividamento
“O projeto público privado tem algo importante: o Governo do Estado não se comprometeu com endividamento. O contrato é para construir, manter e operar. O operador pode chamar inclusive jogos de pequeno porte porque lá haverá outros atrativos, como restaurantes e lojas”, lembrou o secretário.
Sobre o projeto arquitetônico, Demétrio Torres informou que o estádio está programado para 42 mil lugares, em três níveis, com estacionamento para cerca de cinco mil veículos. Detalhou o encaminhamento das salas, parte VIP, bares e restaurantes, lembrando que a estrutura metálica era independente da estrutura de concreto. 
O secretário extraordinário da Copa 2014 encerrou a palestra dizendo que esse tipo de discussão promovida pelo Clube de Engenharia já era para ter acontecido antes. “Somos nós que podemos mostrar soluções. O clube é um diferencial e eu me senti confortável porque sabia que estava sendo entendido durante minha explanação”, enalteceu. “Uma obra desta magnitude é uma corrida de obstáculos que você vai vencendo cada um, enquanto pessoas criam outros”, sorriu. “A Copa 2014 trará legados. A drenagem é um legado e isso está assegurado. Precisamos aproveitar o momento”, ensinou, aproveitando para criticar o Governo Federal que diminuiu impostos para compra de carro novo, que irá aumentar ainda mais os problemas de trânsito.