sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ex secretária de saúde vai a Câmara falar sobre o selo Unicef e prestar contas da transferência de recursos para o Hospital de Lajes.

Quem esteve na manhã de hoje na tribuna livre da Câmara Municipal, foi a primeira dama e ex secretária de saúde, Drª. Ana Karina Lopes da Silva Araujo. Na qualidade de articuladora municipal do selo Unicef, Drª. Ana foi ao Legislativo para explicar como funciona o selo Unicef nos municípios. Em primeiro lugar, se faz necessário a adesão do município, o que aconteceu em 2009, aqui no muncípio de Lajes. Depois a criação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolecente (CMDCA), que é presidido em nosso município pelo senhor Adeilson Fernandes Rocha.
Drª. Ana destacou a importancia do Selo Unicef para o município de Lajes, e lembrou do período em que esteve a frente da APAMI, quando o Hospital Maternidade Aluizio Alves recebeu pelo Selo Unicef o certificado de "Hospital amigo da Criança".
A ex secretária de saúde lamentou ver hoje o nosso hospital de portas fechadas, e a cidade de Lajes não ter onde nascer uma criança.
Drª. Ana aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o segundo forum Pro Selo Unicef, que será realizado na próxima sexta feira (01/06), que acontecerá na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza.
O evento terá início às 08:00 hs da manhã.
A idá da Drª. Ana Karina a Câmara Municipal, foi atendendo um requerimento do vereador Canindé Rocha (PT).

Caso Hospital de Lajes.
Drª. Ana Karina também representou a secretária de saúde do município, a Srª. Maria José Paiva, para responder sobre a questão dos repasses do município para o Hospital Maternidade Aluizio Alves, atendendo um requerimento do vereador Canindé Almeida (PTB).
Na oportunidade, a ex secretária de saúde apresentou um relatório mostrando todos os recursos repassados pelo município ao Hospital de Lajes, durante o ano de 2011.
A ex secretária ainda enfatizou que o que não foi repassado, foi por conta da inadiplência da APAMI, que não tem condições de tirar as certidões negativas, por não prestar contas junto ao consenho municipal desde o ano de 2010.
A sessão esquentou quando Drª. Ana Karina disse em seu pronunciamento, que o vereador Canindé Almeida deveria tomar conhecimento melhor dos fatos, para fazer denuncia desse tipo.
Já o edil por sua vez, disse que seu compromisso é com o povo de Lajes, e que não mentiu em momento algum quando disse que existia débito do município, para com o Hospital de Lajes.
Já a Drª. Ana admitiu que o débito existe, e é minino, mas o município não pode pagar em auanto a APAMI estiver inadiplente, sem poder tirar as certidões negativas.
A ex secretária disse ainda que o município de Lajes, trabalha em conformidade com a lei do SUS, e que não pode pagar contas sem certidões.

Veja a baixo o relatório da Secretaria de Saúde do Município.