sábado, 27 de abril de 2013

Muita polêmica na sessão itinerante da Câmara Municipal no bairro Alto da Beleza

Foi bastante tumultuada a sessão itinerante da Câmara Municipal de Lajes realizada na noite de ontem, na capela do Alto da Beleza.

A população do bairro ficou indignada por não participar ativamente das sugestões encaminhadas aos parlamentares. É que o regimento interno da casa não permite a manifestação popular durante a sessão. As sugestões aos vereadores eram encaminhadas por escrito, mas alguns populares não conhecendo o regime interno da Câmara, queriam se manifestar publicamente durante a sessão, causando assim um tumulto durante o evento.

O presidente da Câmara, vereador Clóvis Vale (Cocó - PP), tentando cumprir o regimento da casa, chegou  a travar algumas discussões verbais com populares do bairro.

Alguns moradores manifestaram o seu repudio a atitude do presidente Cocó. A agente de saúde Vitória, que reside no bairro ficou indignada com a atitude do presidente, pois no entender de Vitória, Clóvis Vale faltou com respeito a população do bairro, que foi ao local para discutir os problemas da comunidade e não tiveram a oportunidade para isso.

Durante a sessão alguns questionamentos foram levantados por parte dos edis. A vereadora Rosa Costa (PMDB), demonstrou sua indignação com a segurança pública do nosso município. A parlamentar disse na tribuna da sessão, que procurou o delegado civil de nossa cidade, em busca de alguns boletins de ocorrência sobre a violência contra a mulher e não foi encontrado. Rosa Costa lamentou ainda a precariedade que funciona a nossa delegacia, onde só tem o delegado civil para atender as causas e nenhum escrivão se encontra em nossa delegacia. 

O vereador Zé Mendes (PT), que é daquele bairro, falou da alegria de está ali como representante daquele povo, e solicitou melhorias para o bairro, como a recuperação da escola Plácida Martins, e melhoria na quadra de esportes do bairro.

Quem também encaminhou sugestões ao plenário da Câmara, foi o presidente da Associação dos Moradores do conjunto Alvorada e Alto da Beleza (ALVOALTO), Francisco Ivo Damasceno, tendo em destaque a construção de dois quebra moles na rua Aureliano Moura, recuperação da E.M. Plácida Martins, recuperação dos causamentos das ruas Odilon Militão e Francisco Porfirio dos Santos, conclusão do saneamento básico bairro e a disponibilidade de um gari permanente para cuidar da limpeza na praça Nossa Senhora de Fátima.

Por fim, que também esteve na sessão, foi o secretário de esporte Laureano Alves, que falou a cerca da grande contribuição que o Alto da Beleza tem dado ao esporte de nossa cidade, revelando alguns craques para o esporte de nossa cidade. Já a secretária de saúde do município, Ionara Celeste Leocádio, também compareceu a sessão itinerante, lembrando dos bons momentos que passou naquela comunidade, quando residiu no Alto da Beleza. Ionara titou algumas dúvidas de populares na área da saúde pública do nosso município, e se colocou a disposição dos moradores do bairro na Secretaria de Saúde.