domingo, 30 de junho de 2013

Um grande negócio em mineração. Uma mina de potencialidades

Investimentos na ordem R$ 150 milhões, o Rio Grande do Norte tem uma grande tradição no setor mineral. Tem muito petróleo, gás natural, sal marinho e minerais estratégicos. É o quarto maior produtor brasileiro e tem ótimo potencial de expansão. No Estado são conhecidos cerca de 2.000 jazimentos minerais, entre minas, garimpos e ocorrências de minério, abrangendo mais de 30 substâncias minerais. Dentre estes jazimentos, foram cadastradas 134 minas, entre ativas e inativas - paralisadas temporariamente, onde se destacam os seguintes bens minerais: areia, argila, argilito, água mineral, calcários sedimentar e metamórfico, caulim, diatomita, espodumênio, feldspato, gemas, gipsita, minério de ferro, pedra britada, rochas ornamentais como granito e rochas afins, mármore, metaconglomerado e granito pegmatoide, onde estes dois últimos destacam-se como produtos de grande aceitação no mercado internacional, scheelita, ouro e talco. 


A implantação do Gasoduto Assu-Seridó vai garantir a distribuição nas regiões de mineração. Além disso, as empresas recebem benefícios fiscais muito atraentes e o Governo vai implantar o Centro Tecnológico de Minérios, para pesquisa e qualificação de mão-de-obra. Essa combinação de vantagens reativou a exploração da scheelita, que volta a ter boa cotação no mercado mundial, e abriu novas fronteiras, como a exploração de minério de ferro na região Seridó. 



5 motivos para investir em Recursos Minerais no RN 


  1. Implantação do Gasoduto Assu-Seridó. 
  2. Novas reservas de petróleo e gás natural (além da Petrobras, 11 empresas pesquisam estas fontes no RN). 
  3. Suporte industrial de capacitação e atualização, através do Centro de Tecnologias do Gás. 
  4. Disponibilidade de reservas minerais de grande valor estratégico e econômico.
  5. Suporte industrial de capacitação e atualização, através da implantação do Centro Tecnológico de Minérios. Scheelita e Água Mineral O Estado, que já foi o maior produtor de scheelita do país, está voltando a explorar o mineral. Já existem 5 minas reativando a produção. A retomada da exploração da scheelita vai possibilitar a geração de dezenas de empreendimentos no Rio Grande do Norte, num setor que já tem vinculação direta com o mercado internacional.