segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Entrevista com a Vereadora Rosângela Teixeira

O nosso blog reproduz na integra a entrevista cedida pela vereadora Rosângela Teixeira ao blog Pedra Preta em Ação


Estivemos neste começo de tarde de segunda-feira (30), na residência da Vereadora Rosângela Teixeira (PSC), além de almoçarmos, a Vereadora concedeu uma entrevista ao novo blog da cidade de Pedra Preta, o Blog Pedra Preta em Ação. Leia a entrevista:


- Blog Pedra Preta em Ação: Como está sendo a experiência de exercer o mandato como vereadora de Pedra Preta?

- Vereadora Rosa: Tá sendo pra mim uma experiência nova está no meu primeiro mandato de vereadora. Fui eleita pela vontade do povo ficando na 5ª colocação, herdei esse lado político do meu amado pai que foi vereador por dois mandatos, à quem tenho muito orgulho e respeito. Agradeço aos meus pais a educação que me deram, aprendi ser batalhadora, honesta e humilde de coração. Pretendo continuar minha carreira política por muito tempo, me identifico com ela, nasci com o dom de ajudar as pessoas e ingressei na política com objetivo de poder lutar por dias melhores, para o povo da minha querida terra.

- Blog Pedra Preta em Ação: Em seu ponto de vista quais os grandes problemas do município, e na sua opinião de que forma é possível solucioná-los?

- Vereadora Rosa: No meu ponto de vista existem sim problemas, mais nada que não possam ser corrigidos, força de vontade é o que não falta para solucioná-los. Todos nós sabemos que vários problemas foram herdados de gestões passadas, há mais de 20 anos que Pedra Preta havia parado no tempo, há anos que não se consegue sequer um convênio junto ao Governo Federal por a Prefeitura está na inadimplência. Um dos maiores problemas é com a queda gradativa no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma cidade como a nossa que vive da receita do FPM fica praticamente impossível governar, pois o dinheiro mal dar para pagar os funcionários públicos. Uma maneira de aumentar a receita do município é atrair empresas para gerar emprego e renda, dar incentivo e apoio as empresas que venham querer se instalar em nosso município, pois tem grande potencial em três áreas: mineração, cerâmica e energia eólica.

- Blog Pedra Preta em Ação: Nesses quase nove meses de mandato, há alguma decepção quanto ao processo legislativo atual?

- Vereadora Rosa: Nesses nove meses de trabalho tenho observado e me decepcionado com alguns vereadores que não tem opinião nem atitude própria, só fazem balançar a cabeça e concordar com opiniões que não são próprias. Para vocês terem uma idéia, coloquei um requerimento para doação de aproximadamente 400 cestas básicas para beneficiar as pessoas carentes do nosso município, que encontra-se em estado de calamidade, pois sabemos que praticamente não existiu safra esse ano devido a estiagem em todo nordeste. Este mesmo requerimento foi pedido visto pelos vereadores da oposição, já se passaram cinco meses e não colocaram em votação. A Câmara sequer publica seus atos no diário oficial ou em meios de comunicação, não existe formada nenhuma comissão para a análise de projetos, esses são os pontos que me deixam muito decepcionada.

- Blog Pedra Preta em Ação: Vereadora o que a Sra. está achando da atuação das mulheres na Câmara?

- Vereadora Rosa: Nós mulheres merecemos todos os parabéns e todo o carinho da sociedade, somos responsáveis pelo lar, e em meio à essa responsabilidade, vivemos uma vida de conquistas, basta olhar a história e verificar o quanto avançamos e o quanto ainda temos pra avançar. Somos três mulheres guerreiras que estamos nos destacando no cumprimento de nossos trabalhos a frente da Câmara Municipal de Pedra Preta. Somos persistentes com nossas lutas pela defesa dos direitos do nosso povo, temos consciência que foi através do voto deles que chegamos a ocupar cada uma a sua cadeira, continuando firmes e fortes em busca de melhorias para todos.

- Blog Pedra Preta em Ação: Quais são os projetos e requerimentos de sua autoria, que a Sra. destaca como principais?

- Vereadora Rosa: O projeto de minha autoria que foi mais importante, com certeza, foi o que institui as cores dos prédios públicos municipais, pois agora nossa cidade tem a cara de cidade, e não de partido político. Foi colocado por mim também vários requerimentos fundamentais para nossa cidade, tais como; conserto do poço do Assentamento São Pedro que fazia anos que estava quebrado, hoje o mesmo beneficia mais de 150 famílias dos dois assentamentos. O fardamento escolar para toda rede de ensino e creche pré-escola do município, quebra-molas que estão construídos em nossa cidade para maior segurança dos pedestres, conserto das luminárias nos postes da cidade. Hoje mesmo estou colocando um requerimento de suma importância para saúde de Pedra Preta, junto ao presidente da FECOMÉRCIO/SESC, estou requerendo a carreta para exames na prevenção da saúde da mulher.

- Blog Pedra Preta em Ação: A administração do Prefeito Luiz de Haroldo vai para o décimo mês, qual a sua avaliação da atual gestão até o momento?

- Vereadora Rosa: Espero confiantemente que a administração atual continue evoluindo como tem sido nesses primeiros meses. Não tem sido fácil para o Sr. Prefeito Luiz Antônio, que encontrou uma Prefeitura sucateada, com salário dos servidores atrasados por irresponsabilidade da gestão passada, mas acreditando e conhecendo a força de vontade e o amor que o Prefeito tem por essa terra, tenho certeza que muitas coisas vão ser feitas e nossa cidade será um lugar cada vez melhor de se viver, certamente teremos uma administração que ficará na história.

- Blog Pedra Preta em Ação - Pergunta do Leitor (Ricardo Teixeira, Blog PP Real): Dos seus colegas vereadores quem a Sra. considera mais preparado(a) para ser possível candidato a Prefeito(a)?

- Vereadora Rosa: Essa pergunta veio de uma pessoa a qual tenho muita admiração, carinho e respeito, tanto a ele quanto aos seus pais. No meu ponto de vista, é muito cedo para responder essa pergunta, o momento é de administrar e trabalhar, a política fica para 2016.

- Blog Pedra Preta em Ação - Pergunta do Leitor (Ricardo Teixeira, Blog PP Real): Vereadora o que a Sra. tem a dizer sobre a falta de transparência dos gastos públicos na Câmara e na Prefeitura de Pedra Preta?

- Vereadora Rosa: Agradeço a pergunta do amigo Ricardo (Blog Pedra Preta Real), com certeza os dois estão em falta com o portal da transparência. Já que o legislativo é o órgão fiscalizador do executivo era o primeiro para dar exemplo, os dois órgãos já eram para terem colocado os Portais em prática e mostrado a transparência.

- Blog Pedra Preta em Ação - Pergunta do Leitor (Pablo Márcio): Gostaria de saber se a referida Vereadora tem projetos que envolve a juventude de Pedra Preta, se tem, quais são?

- Vereadora Rosa: Agradeço ao leitor Pablo Márcio por ter enviado essa pergunta, ele que é filho de Pedoca Eleutério, grande amigo da família. Vou responder com muito carinho, tenho projetos para a juventude sim, um deles é para os alunos da Escola Municipal João Bandeira Sobrinho, outro é para os alunos das escolas da Zona Rural, mais não irei divulgar agora. Estou elaborando, porque o projeto de lei requer mais tempo para ser bem elaborado, mais quando estiver pronto divulgarei e o amigo Pablo será um dos primeiros a ter essas informações. Tenho colocado os meus projetos e requerimentos com muita responsabilidade, para que não fique só no papel e sim que seja executados, graças a Deus os meus projetos e requerimentos estão sendo realizados.

- Blog Pedra Preta em Ação: Vereadora você tem pretensão em exercer outro cargo político, após o mandato de vereadora?

- Vereadora Rosa: Acredito que todo ser humano tenha dentro dele a vontade de crescer, cada um na sua respectiva área, comigo não poderia ser diferente. Ingressei na vida pública com o intuito de colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade, assim sendo pretendo crescer e continuar ajudando, mais ainda é muito cedo para pensar em candidatura que não seja de vereadora, estou apenas começando uma carreira de lutas e se Deus quiser de muitas conquistas, o futuro a Deus pertence.

- Blog Pedra Preta em Ação: Na última seção da Câmara os ânimos se exaltaram quando a Sra. requereu a folha de pagamento com cargos, nomes e vencimentos dos funcionários do Poder Legislativo Municipal, o que a vereadora tem a dizer sobre o comportamento dos colegas vereadores de oposição?

- Vereadora Rosa: Foi um requerimento simples, pedi apenas nomes, cargos e os vencimentos. Fiquei surpresa com o comportamento dos vereadores da oposição que votaram contra. Já que cobram tanta transparência do Executivo, deveriam mostrar do legislativo. A Câmara pelo menos deveria fazer como a Prefeitura que publica seus atos no Diário Oficial dos Municípios. Existe uma polêmica muito grande sobre as diárias do Prefeito, mas estão sendo tiradas em bases legais, todos tem conhecimento através do Diário, e nas gestões passadas como eram tirada essas diárias, alguem sabe me informar? gostaria de saber. Foi publicado no Blog Pedra Preta Real um direito de resposta de um funcionário com as iniciais F.C.S na qual dizia que eu preferia demolir o Ginásio de Esportes, quando na verdade, nas minhas palavras dizia que, seria melhor a interdição e conseguir um novo ginásio, pois o mesmo estava prestes a desabar e causar uma tragédia. Já faz vinte anos que este ginásio está em obras, e ainda não foi concluído. No ano de 2010, veio um recurso na ordem de R$ 136.000,00 (Cento e trinta e seis mil reais) para a conclusão do mesmo, o dinheiro retornou por incompetência da gestão passada. Por este motivo estou dando explicações, qualquer dúvida peça cópia da ata da reunião do dia 23/09/2013. Meu nome não começa com iniciais, meu nome é: ROSÂNGELA TEIXEIRA DA COSTA FERNANDES, Vereadora no Município de Pedra Preta.

- Blog Pedra Preta em Ação: Vereadora qual sua opinião sobre o novo canal de notícias da cidade, Blog Pedra Preta em Ação?

- Vereadora Rosa: Tenho acompanhado o blog e sua evolução, vejo como um canal de informações muito importante para nossa cidade por estar presente em todos os lugares. Também está sendo de fundamental importância na transparência das obras, e benefícios que a gestão atual tem conseguindo conquistar e realizar. Espero que continuem com esse trabalho para que todos fiquem informados de tudo que se passa na nossa querida Pedra Preta.



Agradecemos a vereadora Rosa pela entrevista, pelo almoço e pela atenção com o Blog Pedra Preta em Ação, continue sendo nossa leitora.


Fotos: Aluízio Júnior e André Júnior

Postado por: Samara Damasceno