PT analisa coligações

Foco Sertanejo
By -
O presidente do diretório estadual do PT, Eraldo Paiva, afirmou que já é consenso interno no partido que não haverá coligação na disputa para vagas na Assembleia Legislativa. “Não se coligar na eleição para deputado estadual é consenso interno no nosso partido”, comentou. O assunto esteve na pauta da reunião do diretório estadual do PT, na manhã deste sábado, na Assembleia Legislativa. “Pretendemos construir uma tática que nos permita a manutenção de nosso assento na Câmara dos Deputados e uma chapa própria de candidatos e candidatas petistas à Assembleia Legislativa, capilarizada em todo o Estado e com representações dos mais diversos segmentos populares, objetivando a ampliação da nossa representação”, diz um dos trechos da resolução.

Fátima Bezerra e Fernando Mineiro conversam com o pré-candidato a governador 

Robinson Faria (Foto: Rayane Mainara).
A deputada federal Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado pelo PT, é cautelosa. Ela disse que as conversas sobre aliança proporcional estão sendo feitas pela direção estadual do partido. Eraldo Paiva disse, inclusive, que o presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, também já demonstrou que concorda com o fato de o PT sair sozinho para deputado estadual.

“Entre nós, o presidente do PT e do PSD, está tudo certo”, comentou Eraldo Paiva, confirmando que os petistas já estão com uma lista de 40 pré-candidatos a deputado estadual. O vice-governador, ao participar do evento petista, confirmou a informação e disse concordar com o fato do PT não fazer coligação para deputado estadual com o PSD. “Desde o início o PT foi muito honesto conosco e não há sofreguidão com o fato de não fazermos coligação na proporcional. O PSD busca outros aliados para chapa proporcional e faremos, no mínimo, três deputados estaduais”, disse o vice-governador.

A resolução do partido que confirma a aliança com o PSD na chapa majoritária foi aprovada durante a reunião do diretório e o vice-governador e pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria agradeceu aos petistas o apoio e afirmou que o Programa de Governo será construído com base nos projetos dos partidos que apoiam a candidatura.


Conversas

O presidente municipal do PT, Juliano Siqueira, disse que o partido admite conversas na coligação para deputado federal. “A questão agora é técnica-estatística. Nós não temos grandes reservas eleitorais e defendemos uma chapa própria para deputado estadual”, disse.

No entanto, entre os petistas ainda há alguns reticentes a confirmar a definição de que não haverá coligação na chapa proporcional. Hugo Manso disse que está aberto tanto para o partido fazer coligação para deputado estadual ou sair sozinho. “Estou aberto, tanto a uma possibilidade quanto a outra (de coligação) temos que admitir, visto que estamos incluídos em projeto majoritário de trazer a vitória de Dilma no Estado e a parceria que estamos com Robinson Faria não é só para marcar presença, queremos ganhar e governar”, disse o vereador de Natal Hugo Manso (PT).

O vereador Hugo Manso destacou que o encontro desse sábado foi para uniformizar posições, mas não era definitivo. “Estamos uniformizando, sendo informado de conversas que ocorreram com outros partidos”, comentou. Hugo destacou que devido a eleição suplementar de Mossoró, onde o PT apóia o candidato Francisco José Júnior (PSD) e indicou o vereador Luiz Carlos para vice, o partido está priorizando e, portanto, não teria como o encontro da executiva estadual promovido nesse final de semana ser conclusivo. “A eleição de Mossoró é muito importante para o momento político. Vamos ter novas conversas, essa (reunião de ontem) não é a última”, completou.

Confira o documento com a resolução aprovada pelo diretório do PT:

Tribuna do Norte.






#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!