segunda-feira, 14 de julho de 2014

Educação

UFRN publica edital para selecionar novas empresas para incubação no Metrópole Digital‏.


O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole, publica nesta segunda-feira (14), edital para processo seletivo de acesso ao seu sistema de incubação. Estão sendo abertas neste edital 15 vagas para empresas residentes na etapa de pré-incubação e 5 vagas para empresas residentes na etapa de incubação. As inscrições começam dia 22 de julho e prosseguem até o dia 19 de setembro de 2014.

O Metrópole Digital foi criado por Rogério Marinho e, hoje, é apontado como um dos principais projetos em andamento na UFRN. O objetivo é transformar o RN em um polo nacional de tecnologia da informação. Para isso, centenas de jovens estão sendo capacitados na produção de softwares. “É a educação de qualidade aliada a geração de emprego e renda, justamente em uma das áreas do mercado de trabalho que mais cresce no mundo”, disse Rogério.

O processo de incubação consiste em um período no qual as empresas recebem apoio para transformar suas ideias em negócios inovadores. Esse apoio inclui salas individualizadas e compartilhadas, diversos tipos de laboratórios, capacitações, consultorias/assessorias e monitoramento da evolução da empresa. A incubadora Inova Metrópole apoia, atualmente, o estabelecimento e consolidação de 22 empresas.

Apenas devido a atuação parlamentar de Rogério Marinho, durante seu mandato de deputado federal, a UFRN recebeu cerca de R$ 45 milhões para investir no Metrópole Digital. Hoje, com uma moderna sede própria construída no Campus Universitário, o projeto também passou a receber incubação de empresas e fomentar o empreendedorismo entre seus próprios alunos.