sexta-feira, 25 de julho de 2014

Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN chega a 20ª Edição e recebe inscrições

CIENTEC tornou-se um evento representativo para as áreas de ciência, tecnologia e 

cultura do estado.
A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chega à sua 20ª edição. O evento ocorre de 21 a 24 de outubro no Campus Central da Universidade e tem o tema escolhido com o propósito de resgatar a memória do evento: “CIENTEC 20 anos: o (re)encontro de todos nós”.

Coordenadora geral da Semana, a professora Rita Luzia de Souza Santos, destaca o crescimento da CIENTEC desde a primeira edição em 1995. “Nós começamos no Centro de Convivência, que era um espaço reduzido, e, de acordo com os resultados obtidos, fomos ampliando”, afirma.

Foto de 2003 ilustra edições passadas. O tema escolhido com o propósito de resgatar a 

memória do evento: “CIENTEC 20 anos; o (re)encontro de todos nós”.
Sobre as expectativas para a 20ª edição, a professora acredita que este pode ser um ano marcante para o evento: “Nós da coordenação acreditamos que este vai ser um ano bastante concorrido. Estamos apostando na retrospectiva, no sentido de contar a história da CIENTEC, através de fotos e documentários. Inclusive, estamos pensando em uma abertura mais poética e nostálgica,” relata.

Segundo a coordenadora Rita Luzia, a CIENTEC tornou-se um evento representativo para as áreas de ciência, tecnologia e cultura do estado, principalmente por contemplar toda a rede de educação, desde o ensino fundamental, passando pelo médio até o universitário.

Apesar de a CIENTEC ser aberta ao público em geral, a professora destaca a importância da participação dos estudantes. “A CIENTEC é um evento pautado para o estudante. O evento foca a participação estudantil. Seja na organização da Semana ou participando em exposição de banners, atividades na feira, ou seja, trabalhos apresentados”, enfatiza.

A organização do evento é dividida entre vários setores da UFRN. A Coordenadoria de Eventos da Pro-Reitoria de Extensão (PROEX) possui uma Coordenação Geral que é responsável pelo evento. Além disso, existe uma coordenação responsável pela realização da Mostra, popularmente conhecida como Feira da CIENTEC. As reuniões acadêmico-científicas e a CIENTEC Cultural são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), respectivamente.


Inscrições

Algumas atividades do evento estão com inscrições abertas. A CIENTEC Cultural, que engloba as Mostras de Artes Visuais, Dança, Literatura e Poesia, Música e Teatro, e a tradicional Feira da CIENTEC recebem inscrições até o dia 8 de agosto.

Já as Reuniões academicocientíficas inscrevem para apresentação de banners, com orientador da UFRN, até o dia 9 de agosto. Os interessados em realizar oficinas e minicursos têm até o dia 18 de agosto, e para cadastrar palestras e mesas-redondas o prazo é 8 de agosto.

As inscrições para alunos que desejam atuar como voluntários na organização do evento começam em breve. Todo o processo é feito pelo site SigEventos, por meio do endereço http://www.sigeventos.ufrn.br/eventos/public/evento/CIENTEC2014.


Boletim Especial da UFRN.