terça-feira, 27 de outubro de 2015

Assembleia comemora 50 anos da Barreira do Inferno nesta terça-feira (27)

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno completou 50 anos no dia 12 de outubro. Para marcar a data, o deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) promove uma sessão solene na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (27), às 10h. Criado em 12 de outubro de 1965, o Centro é o segundo ponto mais visitado do RN, recebendo 100 mil visitantes, por ano.

“O Centro projetou a cidade de Natal no cenário científico mundial e escreveu uma significativa página na história da terra potiguar, para qual proporcionou o codinome de Capital Espacial do Brasil”, explica o deputado.

Ao longo desses 50 anos, foram lançados mais de três mil engenhos aeroespaciais para instituições nacionais e estrangeiras. Dentro da missão destaca-se, ainda, o acordo internacional com a agência espacial europeia para rastreamento dos veículos Ariane, Soyuz e Vega lançados a partir do centro espacial Guianês, totalizando mais de 20 operações com a participação do CLBI.

Atualmente, a “Barreira do Inferno” tem a missão institucional de executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de suas 
cargas úteis. Além disso, também executa os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico relacionados com a política nacional de desenvolvimento das atividades espaciais.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação