quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Governança Inovadora desperta interesse e impressiona BNDES


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) enviou uma equipe técnica a Natal para conhecer o Governança Inovadora, maior e mais importante projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Estado.  Uma segunda visita será agendada nas próximas semanas para a apresentação do projeto de forma mais detalhada ao Banco.

O gerente Fernando Castilhos e o coordenador de serviços Ricardo Rodrigues, ambos ligados ao Gabinete da Presidência do BNDES, assistiram na quinta-feira a apresentação do secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira sobre o Governança Inovadora no painel de abertura da 10ª edição do Congresso de Gestão Pública do RN e, na manhã desta sexta-feira, foram recebidos pelo gestor no gabinete da SEPLAN. 

Os técnicos do BNDES ficaram impressionados com as primeiras informações obtidas sobre o projeto. Segundo Fernando Castilhos, iniciativas como a do Governança Inovadora chamam a atenção do BNDES por focarem na melhoria da gestão pública. “O Banco trabalha com a visão de que momentos de crise como esse são importantes porque é nessa época, com pouco dinheiro, que se trabalha a melhoria na eficiência da máquina”, disse.

Castilhos acredita que o Governança Inovadora está consolidado e destaca a visão de futuro do projeto. “É um processo que veio para ficar, não pode mais recuar. É como o governador Robinson Faria disse na abertura do Congresso: as promessas dos gestores precisam ser cumpridas. E projetos como o Governança Inovadora, com foco na melhoria da gestão pública, são uma realidade. E chama muita atenção esse olhar para um horizonte até 2035”, analisou.

Sobre a segunda visita técnica que vai acontecer ainda este ano, o gerente do BNDES afirmou que será marcada em breve, de acordo com as agendas do Banco e do Governo do Estado. “Queremos nos aprofundar nesse projeto. Essa troca de experiências é muito importante”, disse.  

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira ressaltou que o interesse do BNDES no Governança Inovadora é mais uma prova da importância do projeto. “A vinda do BNDES para conhecer em detalhes o Governança Inovadora significa uma repercussão além-fronteiras do projeto. Ao longo desse primeiro ano de trabalho o Governo acumulou muita informação, capacitou mais de 100 servidores e ouviu todos os setores da sociedade.  Já apresentamos o conceito do Governança Inovadora em eventos na Paraíba, São Paulo, Brasília, despertamos o interesse do BNDES e levaremos o projeto até o Chile. Isso mostra que o Governança Inovadora é um projeto de Estado, e não de Governo. É fruto de muito trabalho e, sobretudo, de muito planejamento”, afirmou.