quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Carlos Eduardo fez pacto com DEM para colocar Dagô na CMN, sugerem áudios


O processo de recontagem de votos que ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e resultou na troca de parlamentares em uma das cadeiras da Câmara Municipal do Natal teve atuação do deputado federal Felipe Maia e do seu pai José Agripino Maia (ambos do DEM), sugerem áudios vazados nesta semana e veiculados no Blog do BG. Resumidamente, os arquivos sonoros mostram diálogos entre o ex-vereador Dagô e o deputado durante o processo que colocou Ary Gomes (PDT) na vaga de Aldo Clemente (PMB) na CMN.

O interesse de Dagô no caso estaria no fato de que, com a nomeação de Ary Gomes, ele se tornaria o 1º suplente da coligação que disputou as últimas eleições municipais. Justamente por isso, havia uma cobrança do ex-vereador para que a recontagem fosse acelerada em Brasília, onde Felipe atuou ao lado de seu pai, Agripino. Este, por sua vez, teria firmado um pacto com o prefeito Carlos Eduardo (PDT) para que Ary, tão logo assumisse a vaga na Câmara, fosse chamado para compôr o secretariado da Prefeitura, abrindo espaço para a volta do democrata.


Os áudios divulgados na imprensa são datados de 13 de junho, 26 de julho e 31 de agosto (dia da posse de Ary Gomes na Câmara Municipal). No primeiro arquivo sonoro, Dagô "avisa"; a Felipe Maia que Ary venceu a disputa no TSE, lhe deixando mais próximo de retornar à Casa. "Boa noite, deputado Felipe Maia. O colega Ary Gomes ganhou a parada. Estamos esperando que saia o resultado para que eu possa assumir, ok?", diz Dagô.

Na resposta, Felipe Maia celebra resultado e reforça a necessidade de cobrança da promessa de Carlos Eduardo. Boa notícia que o amigo traz nesta noite. Vamos aguardar as publicações e cobrar o compromisso do prefeito, que disse que chamaria alguém alguém pro amigo assumir a Câmara Municipal. Muito boa notícia. Parabéns! Vamos juntos para essa vitória, declara o deputado federal em áudio de 29 segundos enviado via WhatsApp.

Logo em seguida, Dagô responde ao parlamentar federal do DEM dizendo que, com o mandato em Natal, poderá ser mais efetivo na campanha de reeleição de Maia em 2018, quando ele deverá tentar renovar seu mandato na Câmara em Brasília. Ok, amigo deputado. É como falei a você, sabe? Como vereador, eu sou mais forte para a sua campanha, para a sua reeleição. O compromisso que Zé Agripino firmou comigo vai dar certo. "Seu pai tem força, é amigo do prefeito, acho que vai dar certo. Vamos esperar o resultado que vem de Brasília", cobra.

No dia 26 de julho, após o TSE ter decidido pela recontagem de votos, Dagô enviou novo áudio para Felipe Maia, vislumbrando a possibilidade do DEM voltar a ter um representante na Câmara de Natal. Inicialmente, ele fala da chance de Raniere, atualmente afastado, perder seu mandato. Depois, cita novamente o acordo de Agripino com Carlos Eduardo. Deputado, talvez, se der certo, o Democratas vai ter um vereador. Ary ganhou a parada. O negócio de Raniere está meio enrolado, ninguém sabe se ele vai sair ou não. Caso não saia, Zé Agripino já falou com o prefeito e vai dar certo, reforçou.

Em resposta, Felipe Maia diz estar torcendo para que tudo saia como planejado e o colega partidário volte à CMN. Grande Dagô, espetáculo. Estou torcendo para que tudo dê certo, que Ary assuma o mandato e que Carlos Eduardo convoque ele pra alguma secretaria, e você possa assumir o seu mandato, trabalhar muito pelas comunidades carentes de Natal, que vão precisar do seu empenho, da sua luta, disposição para tirar o povo mais sofrido dessa cidade da situação caótica que se encontra. Você vai ter muito o que fazer pela cidade. "Vamos nos falando e aguardar o resultado concreto da decisão que está correndo em Brasília", avisa.

Já no dia 31 de agosto, quando tudo já havia sido resolvido, Dagô mandou novo áudio para Felipe informando que estava indo à posse de Ary Gomes na Câmara. "Bom dia, meu deputado. Hoje tem a posse de Ary, eu vou lá. Graças a Deus, vencemos. Hoje o DEM tem o primeiro suplente. Vamos ver se seu pai vai realmente colocar Dagô na Câmara para que o DEM tenha um vereador em Natal, vislumbrou.Obrigado, deputado. Vamos pra frente. Agora estamos muito bem. Graças a Deus temos um suplente. Vamos ver se, como o prefeito falou com Agripino, se Ary assumisse, dava certo ele colocar o vereador Dagô, encerrou o ex-parlamentar.

Agora RN