quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Ex-ministro de Temer é nomeado por Bolsonaro para chefiar a Funasa

O presidente Jair Bolsonaro nomeou na tarde desta quarta-feira, 6, o ex-deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) para chefiar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Nogueira, que não foi reeleito em outubro, atuou como ministro do Trabalho na gestão do ex-presidente Michel Temer e enfrentou polêmicas à frente da pasta.

Enquanto estava no ministério, Nogueira editou uma portaria que dificultava a repressão do trabalho escravo. A medida provocou reações tanto no cenário nacional quanto internacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), deixou claro que a nova regra poderia aumentar a fragilidade da população. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por sua vez, classificou a medida como retrocesso e a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, por fim, suspendeu os efeitos da medida.
O Ministério Público Federal do Distrito Federal propôs uma ação de improbidade administrativa contra Nogueira, sob a justificativa de que sua gestão agiu deliberadamente para enfraquecer a luta contra o trabalho escravo.