quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Francisco do PT destaca empenho do governo Fátima no equilíbrio das finanças

Durante seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (13), o deputado Francisco do PT ressaltou que o governo do RN está buscando incansavelmente encontrar alternativas financeiras para honrar os compromissos com os servidores. O parlamentar disse que a governadora Fátima Bezerra (PT) irá honrar o passivo herdado de outras administrações.

“Quero ressaltar a vinda do secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, que veio à esta Casa prestar importantes esclarecimentos relativos ao projeto de lei sobre a antecipação dos royalties. Foi uma reunião extremamente produtiva e positiva, com as explicações dadas pelo secretário”, afirmou.

O deputado afirmou que em nenhum momento a governadora e sua equipe desconhecem o débito herdado de administrações passadas. Nessa linha de raciocínio, sem sombra de dúvidas, esse governo busca incansavelmente encontrar as alternativas financeiras para poder honrar o passivo que os servidores e servidores de todas as áreas tiveram na gestão anterior. “Esse direito dos servidores não foi respeitado na gestão anterior, mas a governadora e sua equipe terão toda a disposição para honrar esta dívida”, disse Francisco do PT.

Fundeb
O deputado também destacou a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado em 2006 e que vence em 2020. “É extremamente importante e precisa ser debatido, ampliado e tornado uma política permanente de governo”, defendeu o deputado.

Francisco citou que o Fundeb já beneficiou em 2018 mais de 39 milhões de jovens nas escolas públicas municipais e estaduais. No Rio Grande do Norte são mais de 650 mil jovens nas esferas públicas estadual e municipal. “Esses recursos não só valorizam a educação, mais outros setores, porque não há perspectiva de uma sociedade mais justa sem educação de qualidade”, afirmou o parlamentar, que está propondo uma audiência pública para discutir o tema.

O deputado também parabenizou o Coronel Araújo, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, pelo trabalho que vem realizando à frente da pasta. Em aparte, a deputada Isolda Dantas (PT) afirmou que o setor educacional é de extrema importância para outras áreas da sociedade e que o problema da segurança pública, por exemplo, não pode ser solucionado de forma fracionada. “A segurança pública não pode ser vista de forma fracionada, somente sob o ponto de vista policial. Temos que aliar o tema da educação, cultura, políticas sociais e principalmente de emprego e renda. Esse debate é complexo”, disse.

O pronunciamento foi aparteado ainda pelos colegas Hermano Morais (MDB) e Coronel Azevedo (PSL).