terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Nelter cobra urgência no início das obras de recuperação da parede do Pataxó

Acompanhado do ex-prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira (PT), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) esteve em audiência na manhã desta segunda-feira (18), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), cobrando urgência no início das obras de recuperação da estrutura física da parede do açude Pataxó, localizado na zona rural de Ipanguaçu.
O parlamentar e o ex-prefeito, que foram recebidos pelo secretário João Maria Cavalcanti e pelo coordenador de planejamento e gestão de recursos hídricos da Secretaria, Carlos Nobre, foram informados que o atraso do início das obras está sendo causado pela presença de construção irregular na parede do reservatório. “O canteiro de obras para recuperação da parede do açude foi instalado no fim de 2018. As obras estão avaliadas em aproximadamente R$ 3,3 milhões e serão realizadas com recursos oriundos do Programa Governo Cidadão”, apontou o secretário, esclarecendo que o único entrave para o início da recuperação da parede do reservatório é uma questão jurídica envolvendo a demolição do empreendimento existente no local.
“Pleito importante que há tempo o ex-prefeito Leonardo solicita é a recuperação [da estrutura física] da parede do açude Pataxó. Após entendimento [da SEMARH com o proprietário do empreendimento] o início desta obra tão importante evitará desastre assim como aconteceu em Brumadinho [Minas Gerais]. Estamos nessa luta e vamos continuar cobrando para que o Governo do Estado tome as providências e inicie estas obras o quanto antes”, frisou Nelter.
Já para o ex-prefeito Leonardo, as obras em questão garantirão a segurança da população de Ipanguaçu. “Como sabemos essas barragens [...] que foram construídas há anos e que nunca tiveram uma recuperação - um  trabalho que pudesse dar garantia de manutenção e uma segurança maior ao município – podem se transformar num problema como Brumadinho”. Ainda de acordo com Leonardo, o poder público e os órgãos responsáveis devem agilizar e resolver o impasse em torno da obra irregular para que a população de Ipanguaçu volte a ter qualidade de vida com segurança.
GOVERNO CIDADÃO
Após audiência na Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Nelter Queiroz seguiu para o Centro Administrativo do Estado para uma nova audiência, desta vez com o secretário de Gestão de Projetos e Articulação Interinstitucional, Fernando Mineiro. No encontro, foram debatidas questões em relação a problemática envolvendo o início das obras de recuperação da estrutura física da parede do açude Pataxó; sobre a retomada das obras da Estrada da Produção, no trecho que liga os municípios de Lagoa Nova e Cerro Corá; e sobre a instalação de tomógrafo existente no Hospital Regional de Caicó, que encontra-se na unidade hospitalar, porém desativado.   


--

Atenciosamente, Jackson Dantas Filho Jornalista/assessor de imprensa.