segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PSL/RN articula criação de Centro de Tecnologia e Inovação na área de Ciência Humanitária no Estado

Apresentar os projetos tecnológicos de ponta que vêm sendo desenvolvidos no Rio Grande do Norte e pleitear a criação de um Centro de Tecnologia e Inovação na área de Ciência Humanitária no Estado foram os principais objetivos dos representantes do Partido Social Liberal (PSL/RN) durante cumprimento de agenda institucional em Brasília/DF. Durante esta última semana, o presidente do Partido, Coronel Hélio Oliveira, acompanhado do secretário-geral General Araújo Lima, e do diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Professor Dr. Ricardo Valentim, tiveram importantes audiências no Ministério da Ciência e Tecnologia e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Durante a visita ao Ministro Marcos Pontes [Ciência e Tecnologia], o Professor Dr. Ricardo Valentim teve a oportunidade de explanar sobre os projetos de grande alcance desenvolvidos pelo LAIS. “O principal intuito é o bem estar da sociedade potiguar e brasileira. Por isso, temos a intenção de criar, no RN, um Centro de Tecnologia e Inovação na área de Ciência Humanitária, o que viabilizaria a acessibilidade da população de baixa renda a tecnologias de ponta que somente capitais com IDH mais elevados têm capacidade de fazer hoje, deixando de fora grande parte da população nordestina e do nosso RN. Com a criação deste Centro, poderemos fazer exames e tratamentos com custo menor como, por exemplo, a hemodiálise”, explicou o General Araújo Lima, secretário geral do PSL/RN.
Responsável pelo gerenciamento dos hospitais universitários federais desde 2011, a EBSERH, vinculada ao Ministério da Educação e hoje presidida pelo General Oswaldo Ferreira, também recebeu a visita da comitiva potiguar. “Esta rede é formada por 40 hospitais nas cinco regiões do país e o LAIS funciona como uma ferramenta de impulsão, de elevação e de capacitação do  nosso hospital universitário de Natal, o Onofre Lopes. Então, levamos o Professor Dr. Ricardo Valentim para apresentar algumas propostas e o General Ferreira já se propôs a adotar várias medidas tendo, inclusive, já antecipado a possibilidade de fazer uma visita ao Hospital para conhecer de perto a excelência do trabalho desenvolvido pelo LAIS aqui em Natal”, completou Araújo Lima, acrescentando que também foi feita uma visita de cortesia ao General Floriano Peixoto, atual secretário-geral do Presidente Jair Bolsonaro para reafirmar que o PSL/RN está alinhado com as ideias e as decisões do Governo Federal.



-----------------------------------------------------------------
Juliana Manzano
Jornalista - DRT 1519 JP/RN