Pular para o conteúdo principal

Governo do RN entrega Central do Cidadão em Apodi em sede própria e reestruturada

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade oficial de abertura da nova Central do Cidadão da cidade de Apodi, região do Alto Oeste, realizada no final da tarde desta sexta-feira (12). Foram investidos inicialmente R$ 2,5 milhões na obra e R$ 690 mil para os equipamentos, por meio do Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial. "O prédio da Central já havia sido entregue à população, mas ainda não havia equipamentos e, portanto, não estava funcionando. Por isso viemos aqui para, oficialmente, entregar mais esta central, devidamente funcionando, e com diversos serviços oferecidos à população, por órgãos da Administração estadual e do Governo Federal", disse a governadora. 
A Central de Apodi está funcionando desde o dia 23 de maio e também foi inclusa no Programa Central do Cidadão, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que realiza uma série de melhorias por meio de reformas e construção de novas sedes das centrais, com o objetivo de ampliar o atendimento e a qualidade dos serviços públicos já prestados e agregar novos serviços, aproximando-se de todos os moradores do Rio Grande do Norte. O gerente da unidade, Roberto Franco, destacou a importância da central para a região em que está inserida. "Nossos serviços têm sido bastante procurados pela população de Apodi e também de cidades vizinhas", afirmou. 
Em Apodi, o órgão já realizava mais de 11 mil atendimentos por mês, oferece os serviços para a população local (estimada em 35 mil habitantes) e beneficia também moradores de municípios vizinhos como Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes. A Central funcionava em prédio locado e o montante economizado mensalmente com aluguel será de R$ 3,9 mil. 

Ao todo, serão 22 novas centrais do cidadão, sendo 16 novas unidades construídas em terrenos próprios do Estado. Todas as unidades que estão sendo entregues seguem um padrão, dentro do Programa de Atendimento ao Cidadão. Este equipamento também contribui para diminuir as diferenças socioeconômicas entre as regiões do Estado, gerando economia ao Tesouro. 
Na ocasião da solenidade, o secretário adjunto da Administração (Sead), Iranildo Germano, anunciou o programa de capacitação para servidores que será oferecido em algumas cidades do RN através da Escola de Governo. "Nossos investimentos não se limitam a novos prédios e equipamentos para melhorar os serviços oferecidos à sociedade. Estamos também trabalhando a capacitação dos servidores estaduais através do programa RN Inclusivo", destacou. 
Em todas as Centrais, são disponibilizados os serviços como emissão de carteiras de identidade, de trabalho e CPF, em unidades de atendimento de instituições parceiras e de vários órgãos da Administração Pública Estadual, entre eles: Detran; Ipern; Itep, Juizado Especial, Procon, Junta Militar, Secretaria de Tributação, Sine e Agência Pague Fácil. São agregados também os serviços da Receita Federal (para emissão e renovação do CPF) e da Secretaria Nacional do Trabalho (carteiras de trabalho) e TRE (títulos de eleitor), e da iniciativa privada como é o caso da agência Pag Fácil.
No Estado, existem 27 Centrais do Cidadão, localizadas em 22 municípios. Em 2018, foram realizados cerca de 4,5 milhões de atendimentos. Em 2019, foram entregues as centrais de São Paulo do Potengi, Caraúbas e São Gonçalo do Amarante (Shopping Natal Moda Outlet). 


Ações do Governo Cidadão em Apodi

A governadora Fátima Bezerra destacou os investimentos do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, em Apodi, que se aproximam dos R$ 9 milhões nas mais diversas áreas. Na Educação, seis escolas estaduais foram beneficiadas com o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP). Com investimentos totais de R$ 210 mil, foi implantado um sistema de apoio pedagógico, técnico e financeiro para o desenvolvimento de propostas inovadoras de aprendizagem.
Os recursos também foram empregados em projetos de acesso à água (R$ 938 mil), de iniciativas de negócios sustentáveis, com pilotos de apicultura e cajucultura, além de registro sanitário (R$ 4 milhões), bem como em capacitações para seus beneficiários (R$ 25 mil). Outros R$ 117 mil foram aplicados em unidade demonstrativa de Lavoura Pecuária Floresta, que funcionará como unidade demonstrativa de produção sustentável para os agricultores.
Para fortalecer o turismo potiguar, está ocorrendo a sinalização dos principais pontos da cidade, dentro do projeto de interiorização turística, no valor de R$ 89 mil. Além disso, foram adquiridos equipamentos para a estruturação do Conselho Municipal (R$ 9,4 mil) e da delegacia (R$ 3,9 mil) e em breve será construído o centro de manejo de reprodutores (caprino) e de galpão para armazenamento de feno, cujo processo está em fase licitatória.

Segurança hídrica

O Governo do RN, através da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), apoia o funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, que auxilia os colegiados com ações relacionadas à logística e capacitação técnica. Em Apodi, duas comunidades serão beneficiadas com a implantação de dessalinizadores, através do Programa Água Doce (PAD): Lagoa Rasa, com 100 famílias, e Nova Descoberta, com 35 famílias.



Fotos: Elisa Elsie
Assecom-RN







Postagens mais visitadas deste blog

Em Destaque

  Destacamos em nossa página o aniversário da nossa irmã em Cristo Simone Ferreira ocorrido ontem (15) O nosso Portal de noticias parabeniza nossa querida irmã Simone por essa  data tão significativa em sua vida

TÚNEL do TEMPO

  Você sabia? O Desembargador Amaro Marinho Filho, deputado estadual, e Antônio Câmara, deputado federal, formaram a maior dobradinha política da história do Mato Grande Nas eleições estaduais de  15 de novembro de 1986 , no   Rio Grande do Norte , um dos grandes destaques foi a aliança política formada pelos então candidatos   Amaro Marinho   (deputado estadual) e   Antônio Câmara   (deputado federal). Juntos, eles construíram uma das mais sólidas e influentes   dobradinhas eleitorais   da região do   Mato Grande , sendo lembrada até hoje como uma das mais expressivas da história política local. Naquele pleito, quatro chapas disputaram o governo estadual, mas quem saiu vitoriosa foi a chapa formada por  Geraldo Melo  (governador) e  Garibaldi Alves  (vice-governador). Para o Senado, os eleitos foram os primos  José Agripino  e  Lavoisier Maia , ambos nomes de peso na política potiguar. Na eleição para ...

LAJES: Web Rádio

  Louvor, Adoração, A Palavra de Deus Hoje sábado (08), a partir das 15 horas na Web Rádio A Voz do Sertão tem o programa CONEXÃO GOSPEL , com transmissão ao vivo no facebook sua voz do sertão e no Rádios Net Apresentação Presbítero F. Cruz Canelinha Boulos firma compromisso de Lula contra retirada de direitos de servidores Cumprindo a missão de aproximar o governo dos movimentos sociais e de trabalhadores organizados, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, recebeu representantes de cerca de 30 entidades de servidores públicos na tarde desta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto. Boulos firmou compromisso de Lula com as organizações de que governo é contra qualquer retirada de direitos na reforma administrativa. "Nosso compromisso, aqui na Secretaria Geral da Presidência, é fazer todo diálogo necessário, trabalhando junto com as ministras Esther Dweck e Gleisi Hoffmann, para garantir que os servidores públicos sejam valorizados e não percam direitos...