segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Vivaldo Costa requer semana de conscientização sobre transtorno de ansiedade generalizada

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) apresentou projeto de lei, no plenário da Assembleia Legislativa, instituindo no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte a Semana de Conscientização sobre Transtorno de Ansiedade Generalizada. O momento deve se concentrar na primeira semana de setembro e tem o objetivo de instruir a população sobre a doença.

Conforme o parlamentar, o transtorno de ansiedade figura entre as quatro causas mais frequente de afastamento do trabalho, segundo dados de 2013 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, na próxima década, a doença será a mais comum no mundo, ultrapassando moléstias cardiovasculares e câncer”, informou.

O transtorno, segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.