A ministra das SRI (Secretaria Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann, disse em evento nesta sexta-feira (8) que as críticas da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil — hoje comandada pelo Encarregado de Negócios, Gabriel Escobar — ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes são “uma vergonha”.
“Ontem, foi uma vergonha o Twitter do Encarregado de Negócios dos Estados Unidos aqui fazendo críticas a um ministro do STF. Eles não têm o direito de fazer isso.
A ação dos Estados Unidos contra o Brasil não é só comercial, é política, e acho que temos que falar firme contra isso, temos democracia, instituições”, disse. Gleisi respondia questionamento sobre se projeta a possibilidade de os EUA interferirem no pleito de 2026. Para a ministra, a ordem executiva da Casa Branca que impôs tarifas de 50% ao Brasil, ao mencionar eleições, acena para este tipo de ação.
“Eles estão claramente querendo intervir na política brasileira”, completou. Como mostrou a CNN, Gabriel Escobar, foi chamado nesta sexta-feira de manhã para uma conversa no Itamaraty em que a diplomacia brasileira expressou "profunda indignação" com postagens recentes do Departamento de Estado e da embaixada americana nas redes sociais. Escobar foi recebido às 9h pelo embaixador Flavio Goldman, que chefia interinamente a Secretaria de Europa e América do Norte no Ministério das Relações Exteriores. Segundo relatos feitos à CNN, Goldman manifestou indignação com o tom e com o conteúdo das postagens.
Na avaliação da cúpula do Itamaraty, as publicações representam "clara ingerência" em assuntos internos e "ameaças inaceitáveis" a autoridades brasileiras.
Fonte: CNN Brasil