quinta-feira, 19 de junho de 2014

Estudante da UFRN cria página do Facebook com maior número de seguidores do Rio Grande do Norte

Página potiguar com maior número de usuários seguindo suas 
publicações é de estudante do Instituto Metrópole Digital da UFRN 
(Foto: Anastácia Vaz).
Criado com o objetivo de integrar inclusão social e digital de jovens do ensino básico com a pós-graduação, pesquisa e inovação em Tecnologia da Informação, o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa a dar frutos. Um deles é o projeto do estudante Jadson Medeiros, um jovem empreendedor que criou na rede social Facebook a página potiguar com maior número de usuários seguindo suas publicações: a Mustache.

Superando a marca de 1 milhão de “curtidas”, com seguidores de todo o país, a página surgiu de algo inusitado. Jadson conta que pensou em elaborar um portfólio pessoal, onde pudesse postar seus trabalhos como webdesigner e atualidades, como notícias e tirinhas de humor. “Comecei a procurar um nome para o meu portfólio. Foi algo muito difícil, porque eu não tinha noção do que queria, ou o que realmente faria”, relembra.

O nome da page surgiu enquanto o estudante estava navegando pelo Facebook e viu uma foto em que um amigo segurava uma caneca de mustache. “Nesse momento, fui pesquisar sobre mustache e gostei da ideia do bigode, seria um nome novo, ninguém tinha algo parecido”, diz.

A idealização do projeto começou no Twitter, em 2009, quando Jadson elaborava trabalhos de webdesign, produzindo backgrounds (BGs) para pessoas famosas. “Foi nesse tempo que me descobri como designer. Sofri muito no início. Mexer nos programas não requer apenas conhecimento do software, você tem que ter paciência e criatividade”, lembra.

Ele afirma que inicialmente produzir BGs era algo divertido, as pessoas lhe pagavam apenas com indicações de seguidores no Twitter. Com o tempo, Jadson aprimorou seus conhecimentos na utilização de programas para produção de conteúdo. “O tempo foi passando e cansei de trabalhar para os outros sem ganhar nada em troca. Por outro lado, não achava ruim porque via o lado pedagógico e usei a oportunidade pra crescer”, revela.

Jadson Medeiros atribui sucesso ao trabalho 
contínuo e ao foco publicitário 
(Foto: Anastácia Vaz).
Com o tempo, Jadson direcionou o foco de suas produções para a rede social Facebook. “No Facebook, fui observando as fan pages e vi que algumas tinham um crescimento estrondoso. Achei que trabalhar na nova rede agregaria valor a meu portfólio, então foquei na produção de conteúdo para a página abordando o lado humorístico”, relata.

Quanto ao êxito da Mustache, Jadson atribui a duas coisas essenciais: trabalho contínuo e foco publicitário. “No começo, eu não tinha noção do que queria, nem do quanto ia crescer. Quando criei a página, em 2012, minha meta era de 100 mil likes, número que conquistei em 4 meses. Hoje temos mais de 1,2 milhões de curtidas, somos a maior página do Rio Grande do Norte, com alcance nacional, e tudo isso foi graças às pessoas que curtem”, enfatiza.

A equipe que trabalha com Jadson Medeiros no gerenciamento e produção de conteúdo para a página é composta por três pessoas. Gabriel Damazio, que elabora os vídeos, e Daiana Carla e Leonardo Araújo, que auxiliam nas produções audiovisuais e também são moderadores da Mustache.

Jadson afirma que as postagem na página são diárias e abordam conteúdos atuais. “As pessoas querem um humor que seja atual, não dá para ficar fazendo piada com temas de que as pessoas não estão falando. Quem visita a página, vê sempre um post novo. Por isso, o trabalho é contínuo”, explica.

O foco publicitário veio com o tempo. “Fui vendo que tipo de público eu queria ter e que tipo de pessoas eu conseguia atrair para a Mustache. Apesar de ser uma página aparentemente com um público masculino, a predominância é das mulheres. Foi graças a essa interação com as mulheres que consegui muitas coisas na área de publicidade”, avalia.

Jadson revela que no começo foi complicado atrair patrocinadores para as promoções promovidas na página, pela falta de experiência no gerenciamento de negócios. “Eu não sabia como convencer os patrocinadores. Aos poucos, o negócio deu certo e fizemos sorteios de canecas, camisas, cases e chinelos com o tema Mustache”, fala.

Depois do sucesso dos sorteios, a publicidade entrou de vez na página. O criador da Mustache conta que em seu primeiro trabalho, o pagamento foi um moletom. “Entrei em contato com lojas e ofereci divulgação. Hoje, temos um Mídia Kit para empresas, com tudo sobre divulgação, parcerias e sorteios. Nosso último trabalho foi divulgar um filme nacional”, relata.


Por João Paulo de Lima
Boletim Especial da UFRN