segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Chuvas voltam ao interior do RN e causam problemas na Grande Natal

As chuvas estão de volta ao sertão do Rio Grande do Norte. De acordo com relato de internautas, postados em blogs e nas redes sociais, choveu em quase todas as regiões do Estado entre a tarde desse sábado (16) e a manhã de hoje (17). Os relatos indicam chuvas acima de 100 milímetros em pelo menos três municípios do Alto Oeste: Serrinha dos Pintos, Frutuoso Gomes e Martins. Também foram registradas chuvas entre 50 e 70 milímetros em Pau dos Ferros, Doutor Severiano e São Miguel. Na quinta-feira choveu em Luís Gomes, município de 10 mil habitantes, cujo sistema de abastecimento de água havia entrado em colapso no ano passado.
De acordo com os meteorologistas, é pelo Alto Oeste que começa o inverno no RN, mas quando o ano é bom, as chuvas chegam antes de fevereiro, como ocorreu em 2008, enchendo açudes, garantindo o pasto para o rebanho e o abastecimento humano.
A previsão dos meteorologistas é de inverno abaixo da média histórica no semiárido nordestino. Este ano, os agricultores não têm esperanças de uma boa colheita. De acordo com a tradição, o limite máximo para a chegada das chuvas é 19 de março, Dia de São José.
Na Grande Natal a chuva veio acompanhada de ventos, raios e trovões e provocou alagamentos em algumas ruas. Em Parnamirim, a Lagoa Aderbal, nas proximidades da Base Aérea, transbordou dificultando a passagem de veículos. O Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Bruno Pereira de Araújo, enviou equipes ao bairro Liberdade, onde houve alagamentos de ruas. Em Mossoró, há relatos sobre falta de energia elétrica em alguns bairros. Em Pendências, no Vale do Açu, moradores relatam a ocorrência de uma "chuva grossa como há muito não se via" na cidade.
As chuvas também provocaram infiltrações no teto do Hiper Bompreço da Prudente de Morais. Por medida de segurança, o expediente na loja, que é a mais antiga do grupo em Natal, foi suspenso e os funcionários liberados.
As chuvas das últimas 24 horas confirmam a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, segundo as quais o tempo nublado, com possibilidade de pancadas esparsas e trovoadas, prevaleceria durante o final de semana, especialmente na faixa litorânea do Nordeste. Imagens captadas por satélites na manhã deste domingo mostram nebulosidade no Litoral, parte do Agreste e da região de Pau dos Ferros. 
As imagens mostram também o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, mas a atuação é mais intensa nos estados do Maranhão, Pará, Amazonas e Amapá. A nebulosidade no Ceará, na manhã de hoje, era mais intensa que no Rio Grande do Norte. 
No final da manhã deste domingo, o tempo permanecia fechado em Natal, se estendendo durante a tarde. Temperatura por volta dos 25 graus e 89% de umidade relativa do ar. Amanhã (18), segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) vai divulgar o boletim de chuvas do final de semana. 

Fonte: Tribuna do Norte.