sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Retrato da seca


Esse foi o tema do encontro realizado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (FAERN). O evento aconteceu na manhã de hoje na Câmara Municipal de Lajes, com o apoio do Sindicato Rural de Lajes, SENAR e Câmara de Vereadores.
Agricultores e pecuaristas do sertão cabugi, estiveram presentes ao evento com a finalidade de debater propostas para a convivência com a seca no nosso semi árido. Mas não basta só debater ou apresentar propostas, o sertanejo precisa mesmo é de solução para os seus problemas.
O prefeito de Lajes e presidente da FEMURN, Benes Leocádio, foi muito feliz no seu pronunciamento, quando cobrou das autoridades competentes a solução do problema, apresentando propostas solucionáveis, como a construção de barragens de médio porte para armazenar água em nossa região. Benes sitou o caso da barragem do alivio, uma obra que deverá sair do papel e ser construída para solucionar o problema da seca em nossa região.
O presidente da FEMURN ainda falou a cerca das instalações da poços tubulares em várias comunidades.
Benes ainda reclamou da falta de apoio do Governo Federal junto aos municípios, sitando o caso do pagamento de abastecimento d'água, que vem sendo feito com recursos dos municípios atingidos pela estiagens, quando as prefeituras vem assumindo 100% das despesas. O prefeito ainda falou do gasto que vem tendo na comunidade do assentamento Boa Vista, onde a prefeitura vem matendo a despasas de um poço com dessalinizador para manter a água de boa qualidade naquela comunidade.
Segundo José Vieira (Presidente da FAERN), o intuíto deste encontro foi a mobilização da imprensa do estado, com a finalidade de mostrar para o Brasil o desolador estado em que se encontra o sertão nordestino com a seca que assola a nossa região.
Após o encontro na Câmara, a caravana da FAERN e SENAR visitaram as fazendas Gavião e Cabugi, onde encontrou um estado triste da realidade vivida pelos criadores. Os rebanhos morrendo com a falta de pasto e água. Verdadeiros cemitérios de ossos foram encontrados pela equipe por onde passaram.
Além da presença do prefeito Benes Leocádio, compareceram ao evento o vice prefeito Marcão, vereadores Mael Quirino, André da Nordeste, José Mendes, Felipe Menezes, Rosa Costa e o presidente da Câmara, vereador Clóvis Vale (Cocó). Além da secretárias de agricultura Janne Felipe (Lajes) e Aline Quinto (Pedra Preta).



Território entrega proposta ao presidente da FAERN

O PRODERCENTRO através do Sr. Pedro Alves, representando o território sertão cabugi e litoral norte, entregou propostas ao presidente da FAERN, Sr. José Vieira, solicitando a construção da barragem do alivio em Lajes, barragem das pedras em Angicos, açude São Pedro em Fernando Pedroza, reativação do ramal da rede ferroviária no trecho Macau-Natal, perfuração e instalação de 920 poços tubulares, construção de 200 barragens subimerças e aquisição de um treiler com quatro perfuratrizes.