domingo, 27 de fevereiro de 2011

Copa do Mundo


Kassab garante abertura da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo

Após reunião com Dilma, prefeito confirmou que abertura ocorrerá no futuro estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera.

A abertura da Copa do Mundo de 2014 ocorrerá no futuro estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, garantiu ontem (25) o prefeito Gilberto Kassab, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff. “Podemos afirmar hoje que, inquestionavelmente, nós teremos, na cidade de São Paulo, a abertura da Copa do Mundo em Itaquera, no estádio do Corinthians”, afirmou.

O encontro contou também com a participação do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro dos Esportes, Orlando Silva, e do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antônio Palocci.

De acordo com Kassab, há um última pendência a ser resolvida antes de o Corinthians receber o aval para o início das obras. Ainda há a necessidade do clube e a prefeitura acordarem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com Ministério Público Estadual.

“Nas próximas semanas vamos assinar o TAC do Corinthians, da prefeitura e do Ministério Público, deixando claras as contrapartidas do Corinthians para a cidade por conta da construção em área pública”, disse Kassab.

Segundo o prefeito, já há “sinal verde” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de R$ 400 milhões para a obra. O restante do investimento necessário para se erguer a nova arena virá de incentivos da prefeitura para investimentos na região. A previsão de Kassab é que no fim de abril a obra possa ser inciada.

Kassab afirmou ainda que o terreno onde será erguido o novo estádio é público, e que estava sendo usado pelo Corinthians há décadas em regime de comodato. De acordo com o prefeito, como o clube não ergueu o estádio no local, perdeu o direito de explorar o terreno. Mas a questão, segundo ele, será resolvida como uma renovação do comodato.

Perguntado se a obra estará pronta para ser usada na Copa das Confederações, Kassab disse que o esforço será grande, mas caso ela não termine a tempo, a nova Arena Palestra Itália, que deverá já estar pronta em 2013, e o Estádio do Morumbi poderão ser usados.

Segundo ministro Orlando Silva, a presidenta Dilma ficou satisfeita com a garantia de que São Paulo terá um estádio de 65 mil torcedores segundo os critérios da Fifa. “Ela tem a percepção de que a cidade de São Paulo é que deve fazer a abertura da copa do mundo de 2014, pela infraestrutura, pela rede hoteleira e qualidade dos serviços”.

Fonte: Nominuto.com