terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Esclarecimento a População

Nosso Blog Foco Sertanejo, preocupado com o resultado da pesquisa encomendada pelo Prefeito Benes e divulgada pelo Vereador Cocó sobre a preferência da população pelo carnaval em vez da construção de uma UPA em nosso município ficou em dúvida sobre a questão de a População de Lajes não saber o que realmente é uma UPA, aproveitamos a oportunidade para explicar com detalhes o significado desta sigla.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Resumindo, as UPAs são uma espécies de Mini-hospitais que fazem o atendimento de urgência a população para constatar se os mesmos necessitam realmente de serem conduzidos de fato para um hospital maior, vale salientar que as UPAs são equipadas de modernas Ambulâncias com mini-UTIs capazes de conduzir pacientes em segurança até um hospital de grande porte.