Passando a limpo
Na última semana alguns blogs da nossa cidade postaram uma noticia dando conta de que a secretaria municipal de saúde repassou para a APAMI durante o mês de março do corrente ano um valor superior a R$ 55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais ) .
Está bem claro para todos que, o objetivo explícito da noticia é tentar passar para a população a idéia de que a APAMI está recebendo muito dinheiro e que portanto, não se justifica a crise pela qual a instituição atravessa.
A diretoria da APAMI vem de público prestar os devidos esclarecimentos:
 1º - A APAMI não recebeu repasses da secretaria municipal de saúde e sim o pagamento pelos serviços que prestou à comunidade não só de Lajes mais também de outras cidades.
2º - Os valores citados na reportagem são referentes à somatória das AIH’s ( autorizações de internações hospitalares ) e os atendimentos de urgência e emergência, assim distribuídos:
Janeiro/2011 – AIH’s ................................................................  R$     24.141,07  
                      _ atendimento de urgência e emergência................. R$       4.177,45
                       _  TOTAL............................................................ R$     28.318,52
Fevereiro/2011 – AIH’s ............................................................  R$    22.545,72
                          _ atendimento de urgência e emergência............. R$       4.543,00
                          _  TOTAL......................................................... R$    27,088,72
3º - Durante o mês de janeiro os atendimentos de urgência e emergência somados aos atendimentos ambulatoriais ( que são de obrigação do município) realizados pela APAMI totalizaram o valor de R$ 16.518,69, no entanto, sob a alegação de indisponibilidade financeira, a secretaria municipal de saúde só pagou R$ 4.177,45, gerando um déficit de R$ 12.341,24. Durante o mês de fevereiro pelos mesmos serviços o valor apresentado foi de R$ 18.424,74, sob a mesma alegação a secretaria municipal de saúde só pagou R$ 4.543,00 gerando um déficit de R$ 13.881,74 totalizando um déficit acumulado nos dois meses da ordem de R$ 26.222,98.
4º  - Por fim, queremos apresentar de forma sucinta um relatório onde mostramos o destino dado aos mais de R$ 55.000,00 ( cinqüenta e cinco mil reais ):
Janeiro/2011
Pagamento aos médicos pelos atendimentos realizados......................R$       5.284,15
Folha de pagamento líquida...............................................................R$     17.953,16
INSS retido dos funcionários............................................................R$        1.366,76
FGTS sobre a folha de pagamento.....................................................R$       1.689,58
Folha de serviços prestados..............................................................R$        6.245,36
TOTAL...........................................................................................R$      32.539,01
Fevereiro/2011
Pagamento aos médicos pelos atendimentos realizados......................R$         4.764,71
Folha de pagamento líquida...............................................................R$       17.784,68
INSS retido dos funcionários............................................................R$          1.258,90
FGTS sobre a folha de pagamento.....................................................R$         1.453.29
Folha de serviços prestados...............................................................R$         5.681,36
TOTAL............................................................................................R$       30.942,94
Como se pode perceber no mês de janeiro/2011 a receita foi de R$  28.318,52 enquanto a despesa só com pessoal foi de R$  32.539,01 e em fevereiro/2011 a receita foi de R$  27,088,72 e a despesa só com pessoal foi de R$  30.942,94 o que gerou um déficit acumulado de R$  8.074,71.
Fonte: Blog Altivo Nóbrega