segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ana Karina apresenta relatório sobre situação do Hospital de Lajes

A Presidente da APAMI, Dra. Ana Karina Lopes, participou na manhã desta sexta-feira, dia 21, da Sessão Ordinária da Câmara Municipal em atendimento a um requerimento apresentado pelo vereador Canindé Rocha e aprovado por todos os parlamentares.
A Presidente da APAMI, falou como encontrou a entidade, e também falou sobre as providências que estão sendo tomadas para a tentativa de reabrir a unidade hospitalar. No relatório, a APAMI esta com uma divida que passa R$ 500 mil reais.
A unidade de saúde foi encontrada da seguinte forma: Mobiliários de todos os setores danificados / oxidados; colchões rasgados; descargas quebradas; sanitários sem tampas; vidros das janelas quebrados; lâmpadas queimadas; paredes deterioradas e sujas; ventiladores quebrados; grande quantidade de medicamentos e insumos vencidos; longarinas quebradas, rasgadas, sem condições de uso; armários da cozinha e recepção totalmente danificados; diversos equipamentos quebrados: autoclave, freezer, máquina de lavar roupa industrial, central de nebulização, dentre outros; débito imensurável com fornecedores; funcionários com salários atrasados; títulos protestados; diversas ações judiciais; cheques no ccf, impedindo a entidade de poder fazer uso de cheques; cupins em diversos setores; trincos quebrados; sujidade em todos os setores; portões quebrados; uso indevido do recurso da ação judicial, para pagamento de funcionários e ações judiciais; situação funcional sem registro: contratos, gozo de férias, contracheques, carteiras de trabalho e dentre outros.
Ana Karina disse que diversas providencias estão sendo tomadas para solucionar os problemas, entre eles ela destacou o restabelecimento das linhas telefônicas e internet; regularização da entidade junto à secretaria de tributação do estado p/ recebimento dos recursos do programa cidadão nota 10; campanha para arrecadação de material de limpeza; campanha para arrecadação de lençóis e toalhas; abertura de conta específica no banco do brasil para recebimento de doações; cobertura / recuperação das longarinas (54 assentos); contrato com prestador para recuperação / pintura dos móveis oxidados; revisão da rede elétrica, com troca de lâmpadas em todos os setores; revisão da rede hidráulica, com troca de descargas, pias, tampas de sanitários; contrato com prestador para recuperação das camas, para substituição dos lastros de madeira; troca do forro de pvc do cro; contrato com prestador para conserto dos boxes dos banheiros e confecção dos portões de acesso; troca dos vidros quebrados das janelas; levantamento do orçamento para troca de 54 fechaduras; visita à suvisa (subcoordenadoria de vigilância sanitária) em 15/08/2012 para solicitar visita técnica para orientações; recebimento da equipe da suvisa à unidade em 21/08/2012; evantamento do projeto arquitetônico (planta) da unidade conforme solicitação da suvisa; divulgação em todos os meios de comunicação locais, da lista de equipamentos que podem ser doados à entidade; sensibilização dos diversos setores da sociedade e amigos acerca da situação; intensificação da campanha para arrecadação de cupons fiscais para potencializar o programa cidadão nota 10;

Os débitos apresentados pela Presidente da APAMI são os seguintes:
Serquip: Coleta de lixo hospitalar- R$ 6.271,20 (desde 07/2010);
Raimilson Representações: Distribuidor de material de limpeza R$ 3.966,04 (desde 08/2010); CRM: Conselho Regional de Medicina anuidade 2012 - R$ 554,00;
Linde gazes: dispensação de oxigênio- R$ 25.333,44 (desde 08/2008);
Caern: R$ 6.675,12 (parcelamento: 36x R$185,42);
CDC: Funcionários: R$ 17.138,76;
Débitos trabalhistas: (sentenças judiciais): R$ 70.000,00;
Cheques no CCF: R$ 6.475,63;
Títulos protestados no Fórum de Lajes: R$ 48.270,48
Títulos em Cartório: R$ 22.245,74;
Cirúrgica Bezerra: Distribuidor de Material Hospitalar – R$ 75.773,63;
Comércio de Verduras: R$ 4.900,00;
Mercadinho São Francisco: R$ 7.937,00;
CRF: (conselho de farmácia): R$ 11.000,00
Interjato: FGTS (ainda sem conhecimento dos débitos);
INSS: funcionários (salários).
Total Geral : R$ 306.541,04

Obs: Vale ressaltar a imensa dificuldade encontrada pela atual diretoria para realizar esses levantamentos, uma vez que não foi repassado até a presente data a lista dos fornecedores e seus débitos, bem como a situação da cada funcionário da entidade e os documentos contábeis.

Informações da APAMI