quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pedra Preta: Secretária de Saúde faz relato do quadro encontrado na Secretaria

A secretária de saúde do município de Pedra Preta, em entrevista ao nosso blog, fez um relato da situação crítica em que encontrou a saúde pública daquele município. Cristiane Oliveira disse a nossa reportagem que encontrou a Secretaria totalmente sucateada, faltando medicamentos na Farmácia Básica do município, os carros quebrados, tendo falta de médicos no PSF. Segundo a secretária, o ex prefeito Gilvan Inácio concedeu férias e licença premia de forma irregular, quando o município de Pedra Preta está em estado de calamidade pública. Cristiane Oliveira nos falou que medidas já foram tomadas pelo prefeito Luiz de Haroldo, para melhorar a saúde do município de Pedra Preta, contratando dois médicos para o PSF e um plantonista, sendo as Doutoras Magdalia, Michele e Priscila. Também foram recuperados três veículos da Secretaria de Saúde, sendo 01 Fiat UNO, 01 Sprint e uma Ambulância, que já estão em pleno funcionamento para atender a população. O prefeito também autorizou a compra de medicamentos básicos para o atendimento nos Postos de Saúde. 
Um outro trabalho importante realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi a condicionalidade de 232 famílias no programa Bolsa Família, famílias essas, que estavam para ser cortadas do programa, por falta de informação por parte da Secretaria de Saúde na gestão passada. Graças ao trabalho eficiente da equipe da secretária Cristiane, essas famílias permanecem cadastradas no programa. 
Para o secretário adjunto da saúde no município de Pedra Preta, Aluízio Bandeira, o descaso para com a saúde daquele município por parte do ex prefeito Gilvan Inácio, foi de irresponsabilidade total, mas segundo Aluízio, que é da área de saúde no estado, a coisa em Pedra Preta vai tomar novos rumos, para melhorar a saúde pública daquele município.