domingo, 28 de julho de 2013

Com muitos buracos, uma das principais vias de ligação turística do RN precisa de reparos

A RN160, que liga Jenipabu a BR101, município de Extremoz, encontra-se em péssimas condições, com inúmeros buracos em toda a sua extensão. Trata-se de um importante via de ligação turística, que dá acesso as praias de Pitangui, Graçandu e Barra do Rio, em Extremoz, além de outras praias de outros municípios, como Muriú, em Ceará - Mirim.

A estrada também é importante para o escoamento da produção agrícola da região e por quase toda sua extensão também é densamente povoada. “Já solicitei diversas vezes ao diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demetrio Torres, para que fossem feitos reparos naquela importante via, roteiro turístico do Estado, fora quase uma dezena de ofícios nesse sentido, mas até o momento não fomos atendidos”, revelou o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo.

O estado lastimável da estrada chama a atenção, principalmente dos operadores do turismo, que não conseguem entender o descaso do poder público estadual com relação a esse importante setor da economia, que gera milhares de empregos no RN. “Esta estrada, do jeito que está, atrapalha muito o nosso movimento, porque os turistas não se sentem bem em vir para cá em meio a tantos buracos. Está todo mundo insatisfeito porque já faz tempo que está deste jeito”, reclamou Kaline Santos, gerente do Bar do Luiz, que fica as margens da RN160.


Risco

“A buraqueira atrapalha o turismo, quebra nossos carros e o reparo, diferentemente do que muitos pensam, não é de responsabilidade da Prefeitura de Extremoz e sim do Estado”, disse o porteiro José Elias, que mora na região. “O curioso é que quando o pessoal contratado pelo DER vem tapar os buracos, esquecem os pequenos, que depois vão aumentando e provocam riscos, como aconteceu esta semana quando um carro, para desviar de um buraco, quase atropela várias pessoas”, completou Elias.

Texto e fotos: Leonardo Sodré