quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Lajes em ação

A Prefeitura de Lajes, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias municipais e o GRUPO DE ESCOTEIROS ALZIRA SORIANO, comemoram a chegada do Outubro Rosa. 

Todos os órgãos públicos criaram suas ornamentações alusivas ao movimento, onde saíram pelas ruas de Lajes distribuindo panfletos de conscientização de como prevenir a doença e incentivando a procurar as unidades de saúde locais para a realização do exame gratuito.


Conheçam um pouco da história do Outubro Rosa

Este movimento simbolizado pela cor começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo-SP. 

No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa num período efêmero como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.


Fonte: Leandro Souza.